Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiás sobe em Ranking de Competitividade dos Estados pelo segundo ano consecutivo

Estado ganhou uma posição com avanço em cinco dos dez pilares do levantamento. Ranking aponta ainda destaque de Goiás em indicadores como educação e disponibilidade de serviços digitais

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Lucas Machado em 13/09/2022 às 17:53:38
Goiás sobe em Ranking de Competitividade dos Estados pelo segundo ano consecutivo

Goiás sobe em Ranking de Competitividade dos Estados pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, Goiás subiu no Ranking de Competitividade dos Estados 2022, levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a Startup Seall. O Estado estava na 12ª colocação geral, em 2020; 10ª em 2021 e alcançou a 9ª colocação, em 2022. O ranking foi apresentado nesta terça-feira (13/9) durante evento na Arena B3, em São Paulo

A avaliação dos Estados e Distrito Federal é feita a partir de 86 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos. A evolução de Goiás é resultado do bom rendimento em cinco dos dez pilares do levantamento: Solidez Fiscal (+11), Sustentabilidade Ambiental (+4), Segurança Pública (+3), Potencial de Mercado (+2) e Sustentabilidade Social.

Na análise dos indicadores, Goiás lidera o ranking do CLP nos temas: menor perda de água, transparência das ações de combate ao desmatamento e avaliação da educação. O Estado ocupa ainda a segunda colocação em taxa de frequência líquida do Ensino Médio, que afere a escolarização dos estudantes na idade ideal, em equilíbrio de gênero no emprego público estadual e na oferta de serviços digitais.

Já na Solidez Fiscal, Goiás exibiu o maior avanço de posição, com salto de 11 colocações, passando da 22ª para a 11ª posição. O Estado apresentou melhora relativa nos indicadores de Índice de Liquidez (+15 posições), Taxa de Investimentos (+13), Poupança Corrente e Regra de Ouro (+8 cada) e Gasto com Pessoal e Solvência Fiscal (+2 cada).

No indicador que avalia a digitalização dos atendimentos, Goiás subiu cinco posições. O resultado é fruto do processo de expansão do programa Expresso, plataforma do Governo de Goiás lançada no ano passado, que disponibiliza aos cidadãos mais de 100 serviços do Estado em ambiente virtual.



Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários