O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, representou o governador Ronaldo Caiado na vistoria técnica do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, às obras do contorno viário que liga Aragarças, Barra do Garças e Pontal do Araguaia, na divisa entre os estados de Goiás e Mato Grosso, nesta quinta-feira (27/10). Em terras goianas, o investimento é de mais de R$ 16,7 milhões em 6,3 quilômetros de pista simples. Com a adição da ponte sobre o Rio Araguaia e o viaduto no entroncamento com a BR-158, o valor aplicado chega a R$ 39 milhões.
No evento, o ministro pontuou que, em Goiás, está liberada a passagem de veículos com a primeira etapa concluída. "Falta pouca coisa aqui para liberar completamente, mas o tráfego vai melhorar muito. Estamos tirando o trânsito pesado e intenso dos municípios, e passando, agora, para o contorno". E reforçou: "isso vai trazer qualidade de vida, segurança viária e, principalmente, eficiência e competitividade para os dois Estados".
Pedro Sales agradeceu os investimentos feitos pelo governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). "É uma obra estratégica e importantíssima, que impacta diretamente no tráfego da MT-100 e da GO-194, e que liga as BRs 070 e 158. Nós, de Goiás, temos orgulho em dizer que fomos parceiros da União no desentrave de todos os embaraços e documentações, para que a empresa contratada pudesse retomar a obra e voltar com fôlego total", afirmou e completou: "testemunhamos aqui a realização de um grande serviço. Do lado goiano, será tudo isso também. Muito em breve, vai ter CBUQ e ficar tão bonito quanto a parte mato-grossense".
A obra retira o tráfego de veículos pesados dos perímetros urbanos de Aragarças, em Goiás, e dos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, no Mato Grosso, reduz engarrafamentos e o tempo de viagem, poupa gastos com combustível, e garante segurança e conforto aos usuários da via.
Agora, o Anel Viário possibilita ligação entre a BR-070, no Mato Grosso, e as rodovias BR-158 e BR-070, em Goiás, coletando tráfego da GO-194 e da MT-100. A região já é conhecida pelo Brasil como caminho para a hidrovia de São Simão, em Goiás, e o Porto de Santos, em São Paulo; como rota importante de escoamento da produção agropecuária do Centro-Oeste; além de alternativa para usuários que circulam entre a capital federal, Goiás e Mato Grosso.
Também presente no município, o diretor-geral do Dnit, general Antônio Leite dos Santos Filho, ressaltou os investimentos realizados em Goiás desde 2019. "Junto com o governador [Ronaldo Caiado], investimos pesado primeiro na manutenção e, depois, em outras obras. Hoje, a malha federal de Goiás mudou consideravelmente", disse.
Lado mato-grossense
De Barra do Garças a Pontal do Araguaia, ambas em Mato Grosso, a obra conta com 9,9 quilômetros, onde foram investidos R$ 129,6 milhões na implantação das pistas do contorno, e das pontes sobre Rio das Garças e Rio Araguaia. Além disso, o governo federal investe mais R$ 19,3 milhões em sistemas de drenagem. O trabalho continua, com equipes do Ministério da Infraestrutura no local, para a finalização total dos serviços.
Fonte: Com Informações da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes - Governo de Goiás