Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Catalão: Parlamentares apresentam requerimentos e dão o grito por vários pontos em 40ª Sessão Ordinária

Problemas com fornecimento de energia, vazamento de esgoto, plantio de árvores e retorno de programas de saúde bucal foram levados para as indicações e tribuna em tom enfático por alguns representantes da casa

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Ivone Rodrigues em 31/10/2022 às 13:27:58

Para o fechamento dos trabalhos de outubro, foi realizada no auditório Júlio Pinto de Melo a 5ª Sessão do mês e 40ª sessão ordinária anual, na última quinta (27/10). Estiveram presentes os vereadores: o presidente Dr. Jair Humberto da Silva (PROS), Cleuber Vaz (PSC), Cacá Lúcio (PR), Deusmar Barbosa da Rocha (UB), Higor Bueno (PROS), Idelvan da Saúde, Luiz Socorro Moreira - Pamonheiro (PODE), Marciel Tudo Caipira e Ricardo Allison ambos do PSC e Vandeval Florisbelo de Aquino (PODE).

A reunião de trabalho dos edis foi marcada por muitas indicações e também nos assuntos pessoas, onde os vereadores tiveram posicionamentos firmar para falar dos temas trazidos,

Indicações

O vereador Deusmar Barbosa da Rocha apresentou duas indicações: uma direcionada a Casa de Leis solicitando que seja realizado homenagens para os profissionais da Odontologia e reforma no CMEI Irmã Iolanda. "Meu pedido é no intuito de valorizar os profissionais de odontologia goiana, destacando a relevância da Delegacia Regional do Conselho Regional de Odontologia - CRO, que rege mais 20 municípios do estado. E também minha solicitação ao prefeito Adib Elias Júnior e os secretários: Nelson Martins Faiad (Administração) e Leonardo Santa Cecilia (Educação), para que seja feito um novo calçamento do pátio do CEMEI, porque o pátio tem mostrado vários pontos de alagamento, causando transtorno para o uso do local".

Cacá Lucio indicou a revitalização do Complexo das Três Represas do Monsenhor Sousa e também o estudo da Ampliação da Coleta de Lixo. Dentro de suas justificativas, apontou: "A revitalização do complexo é uma antiga reivindicação dos moradores daquela região. Entre os feitos, eles anseiam pela possível colocação de uma grade de proteção em volta da pista de caminhada, bancos e a reforma da academia ao ar livre. Um projeto arrojado trará nova vida a área, que é um dos cartões postais da cidade. E também gostaria que um estudo fosse feito junto a Empresa Clean Master Ambiental para a viabilização da ampliação do serviço da coleta seletiva de lixo, nos principais pontos da cidade, como também a realização de campanhas educativas para que a população entenda importância desse serviço. Com isso, nosso intuito é contribuir para a conservação do meio ambiente, consumo sustentável e a redução dos impactos ambientais causados, entre vários pontos pelo descarte incorreto de resíduos".

Direcionados a Superintendência de Água e Esgoto - SAE e a Secretaria Municipal de Engenharia, o vereador Idelvan da Saúde, fez suas indicações: "É necessário com urgência um estudo sobre a situação de um vazamento de esgoto próximo a Represa no Monsenhor Souza que temos várias reclamações de que esse vazamento que escoa direto na represa, para que seja solucionado o problema e feita a descontaminação do local. E também que seja feito o processo de tapa buracos na Avenida Wilson Barbosa de Lima, que fica na esquina com a rua Allan Kardec, no bairro Evelina Nour, isso porque lá tem muitos buracos e isso está dificultando muito o trânsito".

Já o vereador Luiz Pamonheiro apresentou nas indicações cinco requerimentos: "Estou pedindo ao departamento de limpeza, uma limpeza geral no CAPS. Inclusive, já fiz pessoalmente uma limpeza lá, com meu chapéu, mas dessa vez, estou pedindo uma limpeza geral. E, por ser uma pessoa que gosta de trazer nossa cidade limpa, se tivesse condições varai novamente, mas lá na situação que está, precisa de um caminhão, mas eu só tenho uma saveiro que não suporta muito peso. E também solicito uma limpeza geral na pista de caminhada do Parque Paquetá, próximo ao SESI. E um que solicito ao secretário de Saúde Velomar Rios que estava um blábláblá que ele iria sair da pasta, mas foi me informado que não tem nada de concreto, nesse sentido. Gostaria de pedir a ele, junto ao prefeito Adib Elias que retomem o projeto "Crescer Sorrindo nas Escolas", ofertando serviços odontológicos para nossas crianças. E para quem sabe ler, um pingo é letra! Sabemos que uma carie não cuidada ou outro problema dentário não tratado pode trazer outros problemas de saúde. E também solicitando um redutor um redutor de velocidade no setor Marconi. E nesse sentido quero dar os parabéns, porque já fui ontem na SMTC e eles hoje já estavam lá fazendo os estudos do local. Gosto de gente assim que a gente leva o problema e eles resolvem rápido e rasteira!".

Demostrando muita indignação, o vereador Vandeval Florisbelo lamentou não estar acontecendo o programa de plantio de arvores nas portas das residências. E, entre as ponderações indagou: "O período chuvoso iniciou, período ideal para ser aproveitado para arborização urbana. E esse período passa logo! Todo mundo sabe que a educação e o meio ambiente são minhas principais bandeiras. Vou subir lá na Secretaria de Meio Ambiente e falar novamente com o Silas, perguntar de novo, saber o que está acontecendo, se está faltando dinheiro ou quê? Olhem a mata do setor Universitário, está lá: as árvores queimadas, não foram substituídas, a cerca está toda lá caída, lá nossa reserva toda aberta. Não gosto de ficar questionando, não é meu perfil, mas vou ter que ir lá novamente. Vamos trabalhar, vamos por a mão na massa. Se abandonar o meio ambiente, principalmente, a arborização, vai degradando e vai ficando um deserto. A qualidade do ar da nossa cidade vai a ter. Porque Curitiba, Goiânia e Otava, no Canadá , são as cidades de maior qualidade do mundo, porque investem no verde, na arborização, no meio ambiente e assim na qualidade de vida de seus moradores. Nossa cidade está cada dia ficando mais cinza, no Ipanema, passei ontem, tem ruas que não tem uma árvore se quer. Por tudo isso estou solicitando para que o programa reative a execução desse projeto doando mudas e plantando nas portas das pessoas que desejam ter uma árvore na sua porta".

Marciel Mesquita - Tudo Caipira, também apresentou suas indicações, destacando principalmente a situação de moradores e comerciantes de Avenida da cidade, onde há um problema recorrente, informa ele: "Quero solicitar ao secretário de engenharia e produção, senhor Bruno Evangelista, para construção de uma canaleta para escoar a água, ali na Avenida Dr. Lamartine, onde tem um quarteirão todo comprometido, que fica na altura dos comércios: Mercearia do Dó, Rei da Bebida, Santana Elétrica e Hidráulica, Verdurão do Gilmar, como outros diversos comércios e moradores que estão sendo prejudicados. Poças d"agua são formadas causando mal cheiro e outros transtornos. Uma reivindicação antiga que espero seja resolvida antes do período chuvoso que se inicia. Outro pedido ao mesmo departamento é que seja trocada a tampa do bueiro na Rua Getúlio Vaz, no bairro Nossa Senhora de Fátima, a situação apresenta riscos para os pedestres e transtorno para quem, por ali trafega. E também que possa ser feito o recapeamento asfáltico no bairro Evelina Nour, onde apresenta péssimas condições das ruas trazendo de diversos transtorno para todos, principalmente, para os moradores que trafegam todos os dias por aquelas vias".

Para finalizar a sessão, o Presidente da Casa de Leis, Dr. Jair Humberto da Silva fez uso da tribuna para apresentar de forma incisiva sobre os problemas apresentados pela população em relação a prestação da empresa fornecedora de energia para o Estado- Enel, em especial ao responsável pela região: "Estamos vivendo momentos difíceis com a empresa Enel. Tem um senhor que é o responsável Gilson Pereira Mendes. Não tenho hábito de falar de pessoas porque, a maioria faz o que a empresa manda. Mas não é esse o caso desse senhor, ele que consegue ser pior que a empresa. Ele é mentiroso, dissimulado, ele acha que só quem nasceu na terá dele tem capacidade em ver o que ele está fazendo com a câmara de vereadores. Ele marcou sua presença para estar aqui no dia quatro, agora remarcou para a 40ª sessão e novamente não compareceu".

Com veemência, Jair Humberto ainda colocou: "Essa empresa desde que assumiu, ela vem aprontando uma atrás da outra. Vou dar apenas um exemplo: esses dias no Setor Santa Cruz, eles foram lá, sem aviso, sendo que a lei diz o contrário, desligaram a energia no bairro Santa Cruz, e lá tem uma grande empresa de panificação, com a falta de fornecimento por horas, e não foram lá, se quer par saber qual era o prejuízo que eles tiveram. Outro dia, a Lamartine, uma das maiores comerciais, inclusive, com a maior parte sendo de alimentação, ficou por mais de 11 horas se energia. Mal atendimento, quedas de energias e diversas outras reclamações, são diárias, inclusive, junto ao Procon. Que essa empresa não se porta como uma empresa decente, está claro! Ela não se digna a prestar um bom serviço, nem se quer preservar a sua história, se e que ela tem uma boa história para ser preservada. Mas essa casa vais dar uma garantia para esse tipo de gente. Nós vamos dar a garantia que, vamos agir judicialmente, se ele não quiser vir aqui, em plenário, vamos dar uma resposta judicial a ele. Tem medidas para isso e vamos trabalhar para cumprir essas medidas".

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club