Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Ouvidor: Projeto de Lei que aumenta quantitativo de vagas do cargo de agente comunitário de saúde é aprovado pelos vereadores

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Cleo Rezende e Fotos: Araújo Fotografia em 02/11/2022 às 12:59:33

O Projeto de Lei Nº 018, de 22 de setembro de 2022, foi aprovado em primeira votação pela Câmara Municipal de Ouvidor na sessão ordinária realizada no último dia 31 de outubro. A proposta diz respeito à criação de mais um cargo de agente comunitário de saúde na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, visando o preenchimento de vaga em microárea da Unidade Básica de Saúde José Eliseu da Silva, passando o quantitativo de cargos para 16 vagas.

O agente comunitário de saúde, profissional que integra a equipe de atenção básica à saúde, atua no desenvolvimento de ações para promoção da saúde e prevenção de doenças e possui atuação em ações educativas de saúde, junto à população, com o seu atendimento em casas, bairros e comunidades.

Encaminhamento e acolhimento são as duas palavras-chaves que resumem esse profissional que possui papel social importante.


Atualmente, é uma profissão consolidada no país e costuma ser vista pelos profissionais da saúde como os olhos, braços e pernas das equipes, pois os agentes têm a missão de traduzir aos demais profissionais das áreas de enfermagem, psicologia, medicina etc. o funcionamento de tais comunidades.

Requerimentos são encaminhados ao executivo

Na parte dedicada aos requerimentos, foram apresentados os dos vereadores Vanderley Vaz Neto (Pode) e Jorge Luiz Benedito - Jorginho (PSDB).


O primeiro edil solicitou colocação de novas lixeiras em pontos estratégicos da cidade e pintura dos meios fios, o que, segundo ele, ofertará um visual mais agradável às vias públicas, garantindo, inclusive, mais segurança aos pedestres e motoristas. Ambos, aprovados, foram encaminhados ao executivo para providências de praxe.


O requerimento de autoria do vereador Jorginho, direcionado ao executivo e que também foi aprovado, diz respeito à criação do Sistema Municipal de Emprego (Sime) em Ouvidor, para, juntamente com as empresas instaladas no município, disponibilizar e divulgas vagas de emprego. "Ouvidor tem várias opções de emprego, mas estamos deixando escapar as oportunidades, por isso é importantíssima a criação do banco de empregos em nosso município. Muito comumente, as pessoas saem daqui para trabalhar em Catalão e as de Catalão vêm trabalhar aqui. Várias empresas, inclusive terceiras da CMOC, encaminham suas vagas para agências de recursos humanos em Catalão porque não temos um local específico para isso", justificou.

Presidente da Casa fala sobre democracia e respeito mútuo


A democracia e o respeito mútuo entre os vereadores foram temas abordados pelo presidente da Casa de Leis, Eurípedes Benedito (MDB), antes de declarar encerrada a sessão: "O importante é termos discussões e embates sadios, um respeitando o outro. Parabenizo todos os vereadores desta Casa de Leis que lutam bastante para defender nossa comunidade. Muitas pessoas agradecem por nosso trabalho e sentem-se satisfeitas, mas, às vezes, outras não reconhecem, mesmo assim, os edis sabem de suas responsabilidades, sabem que foram eleitos para trabalhar em prol do município e assim fazem".

O presidente concluiu seu comentário convidando a população para acompanhar a próxima sessão, on-line ou presencialmente, que acontecerá na segunda-feira, 19h.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club