Ronaldo Caiado, que é médico, já dá o exemplo com mudanças de hábitos na própria rotina e explica, de forma didática, como a população precisa se proteger
Quem o conhece de perto sabe que ele sempre gosta de cumprimentar as pessoas olhando nos olhos, com um aperto de mão, batida nos ombros, no caso de homens, e um beijo no rosto ou na cabeça das mulheres. E não importa o interlocutor: pode ser um presidente da República, um servidor público ou uma dona de casa. Mas, com as recentes recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o governador Ronaldo Caiado, que é médico, foi o primeiro a dar o exemplo quando anunciou as medidas que serão tomadas em Goiás para conter a propagação do coronavírus. Além das explicações e da apresentação das formas de prevenção, o governador já mudou de hábitos ao cumprir sua agenda de compromissos.
Nesta quinta-feira (12/03), ao entrar num estúdio de TV, por exemplo, o chefe do Executivo cumprimentou todos os jornalistas ali presentes com um descontraído toque no cotovelo – e chegou até a repetir o gesto, ao vivo, como uma orientação aos telespectadores. Nos bastidores, deu "puxões de orelhas" – não literalmente, claro – quando percebia que assessores e funcionários da empresa visitada iriam trocar os tradicionais dois beijinhos no rosto, tão comum e caro aos brasileiros. "Ele está sendo bem didático e aproveitando todas as oportunidades para divulgar as ações de prevenção", testemunhou uma das jornalistas que ali estava.
Mas o que os goianos precisam saber e fazer?
Ronaldo Caiado tem chamado a atenção para países como Alemanha, Coreia do Sul e Japão, onde o coronavírus já chegou, mas não se alastrou com tanta força devido às atitudes de proteção pessoal da própria população. "As pessoas seguem à risca aquilo que ali está orientado", disse. "Se cada um fizer a sua parte, vamos ser o Estado com os menores índices da Covid-19 no Brasil. Até porque nosso plano de contenção já estava pronto desde fevereiro", completou.
O governador reiterou também a necessidade de a população estar atenta, por meio de sites oficiais, ao quadro de disseminação da virose. Citou o www.saude.go.gov.br/coronavírus e o aplicativo do Ministério da Saúde, Coronavírus-SUS, por meio do qual é possível fazer um teste virtual antes de procurar uma unidade de saúde.
Saiba mais
Como é transmitido o coronavírus?
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de: tosse, catarro, espirro, gotículas de saliva, toque ou aperto de mãos, objetos ou superfícies contaminadas.
Quais os principais sintomas?
O coronavírus é similar a uma gripe. Geralmente é uma doença leve ou moderada, mas pode ficar grave em alguns casos. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e dificuldade de respirar.