No Brasil, a descrença da população na classe política vem prejudicando o debate sobre a eficiência dos representantes eleitos em seus cargos. Entender o processo legislativo permite uma avaliação mais criteriosa sobre o acompanhamento dos trabalhos dos parlamentares, seja em uma câmara municipal, estadual ou no congresso federal.
Uma cidade se desenvolve com um poder legislativo forte, atuante e eficiente. O de Três Ranchos tem esses adjetivos, pois os edis desempenham seus papeis com capacidade de avaliar as coisas com bom senso e clareza, compreendendo situações e separando o certo do errado.
Em sessão realizada no dia 17 de novembro, os vereadores de Três Ranchos aprovaram, em segundo turno de votação, o Projeto de Lei Nº 12/2022, de autoria do poder executivo, que estima a receita e fixa as despesas do município para o exercício de 2023.
O vereador João Balbino Rosa (João 15-MDB) cobrou, do executivo, ampliação do cemitério municipal. "É necessário adquirir um terreno, pois as famílias não têm mais espaço para sepultar seus entes queridos. Enquanto a prefeitura executa uma obra onerosa em frente ao cemitério, vários corpos tiveram que ser enterrados em corredores ou lápides compartilhadas por falta de espaço. As famílias clamam por mais dignidade na hora de sepultar seus mortos!", lamentou o edil.
Já o vereador Divano Pereira Mundim – MDB afirmou que ficou ótima a obra realizada na entrada do cemitério, pois modificou para melhor a entrada do local. Sobre a ampliação do cemitério, informou que o executivo já está tomando as devidas providências.
Em seguida, João 15 insistiu na aquisição do terreno: "É urgente, não tem como esperar mais. Concordo com a obra feita, mas, no momento, a maior necessidade é a ampliação do cemitério".
A equipe e alunos do Colégio Estadual Maria Elias de Melo que participaram do projeto Pet na Escola foram parabenizados pela vereadora Barcelana Salia de Melo (Cidadania), bem como o prefeito Hugo Deleon (Cidadania) e a secretária municipal de Meio Ambiente, Clícia Lilian Santos Feitosa, pelo apoio ao projeto, considerado fantástico pela vereadora por abordar temas relacionados ao meio ambiente, como a importância da reciclagem.
Na sessão ordinária de 21 de novembro, a câmara aprovou Moção de Pesar pela morte de Adolfo Pereira Mendes, apresentada pela vereadora Barcelana. "Manifesto minha tristeza pelo falecimento do Sr. Adolfo, conhecido pela população por ter sido um homem honesto, caridoso, dedicado à família e aos amigos. Minhas condolências aos seus familiares, principalmente à esposa, filhos e netos", disse.
O vereador Divano, sobrinho e afilhado de Adolfo, destacou a caridade do tio: "Quando se aposentou, ele passou a tirar leite de suas vacas e doar. Não era muito, mas ajudava algumas pessoas que buscavam o leite na fazenda".
Os demais edis também se pronunciaram, elogiando Adolfo e aprovando a Moção de Pesar.
Ao passar a cadeira de presidente para o vice José Carlos Bernardes (Cidadania), o vereador Ricardo Gonçalves Rezende (Cidadania) apresentou o requerimento solicitando que o executivo determine que a Secretaria Municipal de Saúde estude a viabilidade da construção de um abrigo municipal para cães e gatos e que seja realizada a castração dos mesmos. A justificativa é o elevado número desses animais abandonados no município, tanto no meio urbano quanto no rural, inclusive causando acidentes aos usuários do trânsito e a eles mesmos, que, com frequência, são atropelados. O requerimento foi aprovado e será encaminhado ao executivo para as providências de praxe.