O prefeito Rogério Cruz participou, na tarde desta segunda-feira (02/01), da sessão de posse de integrantes do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), do corregedor-geral, Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins, e do corregedor-geral substituto, Vinicius Jacarandá Maciel, para o biênio 2023-2024. A solenidade foi realizada no auditório do edifício-sede do MP-GO, em Goiânia.
"Quem ganha com a boa relação entre o Executivo municipal e o Ministério Público de Goiás é a população. Existe uma parceria harmônica e colaboração do MP, por meio dos promotores e promotoras, com a gestão", afirmou Rogério Cruz.
O procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi, apontou o papel fundamental da corregedoria no campo disciplinar, da orientação e do diálogo. "Nossa instituição tem uma capilaridade muito grande, são muitos membros espalhados pelo estado, e há a necessidade de uma coordenação para que toda a atividade efetivamente alcance o cidadão", assinalou.
O corregedor-geral recém-empossado do MP-GO, Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins, lembrou a importância da função de orientar e fiscalizar, e frisou "a força, representatividade e credibilidade" que a instituição recebe da sociedade em geral.
"Importante relembrar que o princípio da transformação social, consagrado no artigo 3º da Constituição de 1988, integra a própria concepção de Estado Democrático de Direito e, por isso, deve orientar as instituições de acesso à Justiça como o Ministério Público", assinalou o corregedor-geral.
Já a conselheira empossada Laura Maria Ferreira Bueno destacou, em sua fala, que a nova composição possui maioria de mulheres. "Arrisco a dizer que é a primeira vez na história do Ministério Público que isso acontece", disse a procuradora de Justiça, ao ressaltar que novos integrantes cumprirão suas funções com harmonia, respeito e dedicação.
Conselho
Passam a integrar o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) as procuradoras de Justiça Eliane Ferreira Fávaro, Laura Maria Ferreira Bueno, Márcia de Oliveira Santos e Yara Alves Ferreira e Silva, e o procurador de Justiça Deusdete Carnot Damacena.
O procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi, que integra o conselho na função de presidente, e o corregedor-geral, procurador de Justiça Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins, são membros natos do CSMP.
Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia