O Governo de Goiás publicou, na última quinta-feira (05/01), edital para contratar as obras de reconstrução da Casa do Idoso, na Vila Mutirão, em Goiânia. A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em parceria com a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), elaborou o projeto arquitetônico moderno para transformar o local em um complexo com 24 unidades habitacionais e um centro comunitário, com espaços para convivência e ambientes para práticas de lazer e de promoção à saúde. O investimento previsto é de mais de R$ 10,9 milhões.
"Atendendo à determinação do governador Ronaldo Caiado e às orientações da primeira-dama Gracinha Caiado, vamos entregar uma nova Casa do Idoso. Toda a infraestrutura está norteada pelas normas de acessibilidade e de moradia digna, garantindo qualidade de vida e cidadania", aponta o presidente da Goinfra, Lucas Vissotto.
A unidade da Vila Mutirão é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Além das 24 unidades habitacionais, os moradores terão à disposição um centro comunitário com sala de enfermagem; sala de atendimento psicológico e de assistente social; refeitório e salão de festas; sala de artesanato e de terapia ocupacional; espaço de atividades físicas, como pilates e RPG, e apoio para reabilitação fisioterápica; e piscina para aulas de hidroginástica.
O local contará ainda uma área administrativa, sala de descanso para funcionários que trabalham em regime de plantão e sala de informática, para atividades de ensino e aprendizagem para até seis alunos por vez. Os moradores terão também contato com a natureza nos espaços abertos, com passarelas cobertas, o que propiciará ainda mais a sensação de pertencimento e laços com a comunidade.
"Teremos um espaço de referência no atendimento aos idosos. Além da ampliação dos serviços proporcionados com essa obra, teremos a oportunidade de implantação de atendimentos que não existiam", destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.
Histórico
Construída na década de 1980, a unidade foi executada com materiais simples à época, como paredes de placas de concreto, com espaços reduzidos e sem atender aos requisitos de acessibilidade. Na reconstrução, as moradias e o centro comunitário terão ambientes mais amplos, que vão atender aos requisitos legais de acessibilidade, a exemplo dos banheiros, que terão barras de apoio, bancada e banco de banho.
Com capacidade para 16 pessoas, a sala de artesanato e terapia ocupacional terá bancadas de apoio e tanques para higienização dos materiais. Já o salão de festas e refeitório atenderá duas demandas. No dia-a-dia, será um espaço para alimentação. Em dia de eventos, o ambiente oferecerá um palco e portas com grandes aberturas para que os moradores possam circular sem obstáculos. "A população da terceira idade requer atenção especial, principalmente no âmbito da saúde, lazer, edificações seguras e agradáveis, e é o que o Governo de Goiás irá entregar", arremata o presidente Lucas Vissotto.
Edital
A abertura da concorrência para as empresas interessadas na reconstrução da Casa do Idoso ocorrerá no dia 6 de fevereiro, às 9h. O edital e os anexos estão disponíveis no site da Goinfra, na aba Licitações e no Portal de Licitações.
Com Informações da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes - Governo de Goiás