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Anhanguera: Prefeito Marcelo Paiva coloca cidade em destaque e consegue iconografia de a "Terra do Limão"

Visionário e com feeling também para o marketing construtivo, o gestor tem criado ferramentas e construído perspectivas para a população Anhanguerina através de uma forte identidade iconográfica

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Ivone Rodrigues e Fotos: Lucas Machado em 08/02/2023 às 16:10:40

Anhanguera é o menor município do Estado de Goiás em sua área geográfica que é de 44 Km² e também no número de habitantes, sendo terceiro menor do Brasil de acordo o último senso registrado e divulgado é possuidor de 927 moradores. Mas esse, não é o único motivo que coloca a cidade em evidencia, o município se destaque por fortes identidades históricas e culturais.

O prefeito Marcelo Martins de Paiva (MDB) que está em seu 1º mandato, apesar de não ser natural da cidade, se declara Anhanguerino de coração, fato e direto, isso por já ter Cidadania Honorífica e um zelo perceptível, antes mesmo em ser Gestor, pelo desenvolvimento do local. Paiva é um estudioso da história e cultura da cidade, assim como também de outras culturas. E dentro de seu trabalho como gestor tem procurado resgatar fatos importantes e marcantes, mas, principalmente, ampliar esse cenário do município.

Um projeto sonhado pelo engenheiro, antes mesmo de ser gestor ou fazer parte da vida pública, era criar uma iconografia para a cidade, uma forma inteligente e desafiadora de criar uma identidade que atraía pessoas para o município. Sobre a sua linha de raciocínio para começar realiza esse sonho, relata ele: "Existem várias cidades que possuem sua identidade iconográfica, e nós, como uma cidade histórica e turística, precisávamos criar a nossa identidade, ser além da Terra do Anhanguera, do Álbum de Figurinhas, uma Cidade de destaque também com sua iconografia. Seguindo exemplos muito positivos, como: Uruana que é a terra da melancia, Goianápolis do tomate, Patos de Minas do milho, Jundiaí da uva, enfim, são muitas as cidades que se destacam por suas identidades. E comecei a pensar e queria algo que pudesse ser feito a curto prazo, como aqui somos muito apreciadores do limão, e, eu cultivo essa fruta, comecei a estudar e sonhar com a possibilidade de Anhanguera ser a "Terra do Limão Taiti". E com essas e tantas outras referências, comecei a pensar... Queria algo que pudesse ser feito a curto prazo, como aqui somos muito apreciadores do limão, e, eu cultivo essa fruta, comecei a estudar e sonhar com a possibilidade de Anhanguera ser a "Terra do Limão Taiti". E como digo sempre que, por Deus estar à frente na minha vida a frente de tudo, inclusive dos pensamentos, ele abençoou que esse sonho fosse executado e tão bem sucedido, como está sendo, em tão pouco tempo".

Sonho e Resultado


Com o desejo de fomentar o turismo e a economia da cidade a Prefeitura incentiva com distribuição de mudas, desde o início de seu mandato, acreditando nesse sonho de que essa ação poderia em curto prazo render resultados impactantes num todo.


"Assim que assumi a Prefeitura, como havia projetado no nosso plano e governo, organizamos a distribuição de mudas para que todos que quisessem, pudessem fazer o plantio. Foram mais de 1 mil mudas, no ano de 2021 e mais de 1300 mudas, em 2022. E vamos fazer assim, gradativamente, todos os anos".


"Hoje, todas as casas de Anhanguera têm uma, duas, três mudas de Limão Taiti, propriedades rurais estão com muitas mudas, assim como nossas praças, canteiros e instituições que também plantamos as mudas. E nossa felicidade é que dessas mudas plantadas há: um, dois anos, muitas já começam a produzir. E, esse, sempre foi meu sonho, que todos abraçaram e sonharam comigo! E o resultado é esse: gerar emprego, renda e, principalmente, autoestima da nossa gente!", comemora.

Colheita


De acordo com o prefeito, Marcelo Paiva, a primeira colheita em grande escala, proveniente das mudas plantadas, deverá acontecer esse ano. E a Prefeitura dará aporte para os produtores: "Para essa primeira colheita, a gestão municipal irá disponibilizar maquinário para auxiliar tanto no colhimento, como também na logística, onde auxiliaremos no envio dos produtos aos centros de distribuição, como CEASAS, de Goiânia ou Uberlândia MG. Mas para um futuro próximo, o desejo é que essa obra prima seja utilizada também em grande parte, aqui, para a preparação de produtos que serão comercializados, levando de forma ampla o nome da nossa cidade".

Selo

O projeto nasceu forte e se tornou grande antes mesmo da primeira produção, onde o feeling empreendedor do prefeito fez com que, um selo de qualidade, seja anexado em todos os frutos que, segundo ele, serão selecionados com os critérios que o selo e a cidade merecem: "Muitas pessoas adquirem o produto pelo selo! Uma vez que esse símbolo gera confiabilidade. Não vamos colocar nosso nome e sobrenome em qualquer coisa ou papel, vamos?! Assim será com os frutos, as pessoas sabem que onde há um selo, há garantia de qualidade daquele produto. E quando forem certificar, estará lá registrado a qualidade e nome da nossa cidade com o AF 3".

Festividades


Em novembro, diante das celebrações que acontecem pelo aniversário da cidade, o prefeito adianta, será realizado um grande evento com a ampliação da festa que marca essa iconografia adotada e que, literalmente começa dar mais frutos: "Esse ano vamos fazer uma festa gigante, em novembro, para celebrar os 70 anos da nossa cidade, porque aqui, somos como ciganos, trabalhamos muito, mas gostamos também de festejar, celebrar as conquistas do nosso município e nossa gente. E vamos ampliar essa divulgação para que a festa que já aconteceu em duas edições, possa se tradicionalizar e ganhar um outro patamar nessa 3ª Edição da "Festa do Limão TaIti".


Determinado a fazer acontecer, o prefeito foi conhecer municípios que ganharam destaque através de sua identidade iconográfica.



"Tive em algumas cidades para conhecer as festas sazonais, estudar e aprender com as culturas diferentes e peculiares de cada uma delas. Trouxemos de Uruana o concurso de degustação, lá eles chamam de concurso de chupação, o termo é diferente, mas se trata de quem chupa mais melancia. E aqui, no ano passado, fizemos o concurso com o limão, com inscrição para os homens, e, as mulheres deram a bronca, diante disso, esse ano faremos esse concurso para homens e mulheres, assim como nosso concurso gastronômico que será ainda maior e poderão participar também pessoas de outros municípios".


Outro ponto é a "Feira Gastronômica" e o "Concurso de Pratos Gastronômicos" com os produtos de limão, para esse momento importante no processo iconográfico, Paiva, dá um spoiler: "Vamos fazer uma premiação maior e mais atrativa com intuito de que, esses conhecedores da culinária venham participar, conhecer nossa cidade e, para que nossa população venha conhecer novos pratos e ampliar a nossa culinária advinda do nosso limão taiti. Esperamos que venham muitas comitivas de interessados na gastronomia, assim como já vieram comitivas de prefeitos, conhecer outros pontos da nossa história e cultura".

Marqueteiro


Marcelo Paiva, com percepção apurada de marketing, tem criado ações nesse contexto, que, ele pessoalmente, tem executado. E, diante da reação apresentada pelo chefe do administrativo goiano: governador Ronaldo Caiado, durante um evento com prefeitos de todo estado, mostra que ele tem acertado. Sobre a citação de o governador tê-lo colocado, como: "um moço de visão, inteligente e marqueteiro. Com essa convicção, vou acreditar na palavra dele, de que: Anhanguera, a menor cidade do estado, pode ser uma das mais importantes também no turismo e na economia do nosso estado!", usando como referência um programa popular onde prefeito usou de forma marcante ao gestor sua fala e também em relação a sua estratégia de divulgação da iconografia da sua cidade, que surtiu o evento e chamou atenção de Caiado.


Ao ser perguntado sobre esse fato, com simplicidade e modéstia, responde: "Essas idéias que classificam como marketing, classifico como vontade. Fiquei muito feliz, porque, se ele gravou a minha fala é porque acreditou naquilo que foi dito. E espero que ele tenha percebido outros fatores em torno do presente ofertado, dentro das caixas estão sempre sete limões. O porquê de sete, porque, como disse no início: é sempre Deus, na frente de tudo! E o sete é bíblico: 70x7, o número da perfeição. Nós estamos colocando nossa identidade em tudo, por isso as balas que são servidas são de limão, o cafezinho, a exemplo dos mais refinadas hotéis do brasil, são servidos junto a uma tirinha de casca de limão cristalizado, e aqui poderia citar inúmeros produto que vou exemplificar: sorvetes mundiais com alta venda do sabor de limão taiti, fábricas de expressão nacional como a Cacau Show e Kopenhagen, usando o Limão Taiti para engradecer os sabores de seus chocolates. Sei da potencialidade dessa terra e, ainda mais desse povo. Então que fique registrado o que disse para o governador, e ele gravou: que Anhanguera que é a Terra do Limão Taiti, será uma grande e importante cidade também pela pujança da sua iconografia. Nossa gente merece isso: essa conquista, esse progresso e essa alegria!".


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