Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Goiás perde a ex-primeira dama e ex-deputada Dona Íris de Araújo Rezende Machado

Por Redação, Carlos Duarte em 21/02/2023 às 18:18:17

Com uma grande e destacável história política compartilhada ao lado do marido o ex-governador Iris Rezende Machado, deixa um grande legado como primeira-dama dama do estado, de Goiânia e também como senadora e deputada federal.

No início da tarde chuvosa desta terça-feira (21), feriado de carnaval, em Goiás, foi anunciada a morte de Dona Íris de Araújo Rezende Machado. Conforme informações dadas pela filha Ana Paula Rezende, a mãe vinha desde novembro de 2022, enfrentando problemas na saúde com uma infeção nos rins. E devido a complicações no pulmão, após uma cirurgia, no Hospital Albert Eistein, em Goiânia, não resistiu vindo a falecer.

Nascida aos 07 de maio de 1943, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Dona Íris, como ficou conhecida na sua trajetória, formada em artes plásticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), toda Iris era casada com o ex-governador Iris Rezende Machado que faleceu em 2021 e com quem teve 3 filhos: Cristiano, Ana Paula e Adriana.

A filha usou as redes sociais para lamentar a passagem da mãe: "É com imensa tristeza e profunda dor que venho comunicar o falecimento da minha mãe. Ela fez uma cirurgia no domingo e seu pulmão não resistiu. Mãe, hoje me despeço da senhora com muita dor, mas com a certeza de que Deus a recebeu com braços abertos".

E também relembrou um fato relevante contado pela mãe, pouco antes da cirurgia: "Como a senhora nos falou antes da cirurgia: 'seu pai está piscando para mim, está me chamando para ficar com ele'. Obrigada por tudo que a senhora foi e sempre será para todos nós. Te amamos muito!", destacou.

Dona Íris foi uma das mulheres mais influentes de Goiás no cenário político. Como primeira-dama do estado e do município, foi atuante e construiu um grande legado ao lado do marido. Legado esse estendido por sua atuação como: liderança ativa do Partido Democrático Brasileiro-PMDB, onde, em 1994 concorreu ao cargo de vice-presidente da República e partido onde foi presidente nacional de 1995 à 1998. Em 2003 assumiu o cargo de senadora em 2003, sendo suplente do Maguito Vilela. Em 2006 foi eleita para seu primeiro mandato como deputada federal, sendo reeleita ao cargo de deputada federal, até 2015.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado(UB) usou suas redes sociais para lamentar a morte da ex-colega de bancada federal: "Com muita tristeza, eu e Gracinha Caiado recebemos a notícia do falecimento de Iris de Araújo Rezende Machado. Viúva do saudoso Íris Rezende, com quem foi casada por mais de 50 anos, Dona Iris exerceu grande protagonismo na política goiana. Ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Dona Iris construiu uma trajetória marcada, principalmente, pela defesa de polícias sociais para a população mais vulnerável. Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos com coragem e altivez. Dona Iris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano. Rogo a Deus que a receba em seus braços e que conforte toda sua família nesse momento de dor e luto", ressaltou ele.

O vice governador e presidente do MDB de Goiás, Daniel Vilela em nota sintetizou "Eu e toda minha família estamos profundamente consternados com a notícia da morte da ex-deputada federal e ex-primeira-dama Iris de Araújo. Ficamos especialmente tocados porque dona Iris, como ela era mais conhecida, era viúva do saudoso prefeito Iris Rezende, que perdemos há pouco mais de 1 ano e três meses. Assim como o marido, ela marcou a história da política em Goiás e no país e deixa uma imensa lacuna dentro do nosso MDB."

Daniel relatou que seja como parlamentar ou como primeira-dama do estado e da capital, Íris de Araújo enfrentou com muita coragem e ousadia toda e qualquer dificuldade relacionada à participação da mulher na política. Não por acaso, chegou ao posto de candidata a vice-presidente da República em 1994, na chapa liderada por Orestes Quércia, e também ao de presidente dos diretórios estadual do MDB (1995-1998) e do nacional - este entre 2009 e 2010.

"Também fez escola ao trabalhar com foco nos mais vulneráveis, e por isso contribuiu sistematicamente para que projetos e ações encampados pelo poder público para melhorar a vida dos menos assistidos fossem uma marca do MDB de Goiás. Nossos sentimentos e nossas orações para que Deus conforte o coração de toda a família neste momento de luto e de dor. Um forte abraço, meu e da Iara, ao Cristiano, Ana Paula e Adriana, e aos seus netos Mariana e Daniel." - completou Daniel Vilela.

Velório

Informamos que o velório da ex-deputada Dona Íris de Araújo será no Paço Municipal de Goiânia, a partir das 7h, nesta quarta-feira (22/02/2023).

O sepultamento está previsto para as 17h no cemitério Santana, na Av. Independência, Setor dos Funcionários, também na Capital.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club