Ainda sem os primeiros raios de sol surgirem, um grupo de preservadores da natureza, já começaram a tomar conta da "Prainha de Três Ranchos", a bordo de suas embarcações, isso para darem início a mais uma importante missão: Participar do "4º Mutirão de Limpeza do Lago Azul". A ação é realizada pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e tem o objetivo de recolher resíduos que são descartados no lago. E para essa edição contou com 26 equipes de voluntários, entre eles: representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, integrantes do Circuito Goiano de Pesca.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Clícia Feitosa, que é idealizadora do projeto, e foi a anfitriã da ação, enalteceu a importância do envolvimento de todos para o sucesso da ação: "Esse é um evento feito por muitas mãos! Quero agradecer a todos do Circuito Goiano de Pesca, ao Corpo de Bombeiros através do Tenente Mundim, Sargento Aleomam e Soldado Kevin; a Polícia Militar - PM e a Prefeitura em nome do nosso prefeito Dr. Hugo Deleon de Carvalho Costa (CID) e o nosso vice-prefeito Haroldo Calaça Coelho - Haroldinho (UB) que nos dá todo apoio e suporte; os nosso vereadores representados aqui no evento pelos vereadores: Barcelana Salia de Melo e Ricardo Rezende; os secretários: Agnaldo Miguel (Fazenda e Turismo), Flaviana Melo (Administração), Michele Marangoni (Saúde) e João Paulo (Transporte) e suas equipes; assim como todo minha equipe do Meio Ambiente. Esse evento tem a grandiosidade que tem pela dedicação e empenho de todos!", destaca ela.
Foram recolhidas nas embarcações mais de 2 tonadas de resíduos, dos mais diversificados imagináveis, sendo que, alguns chamaram atenção, como: Geladeiras, aparelhos de televisão, manequins de vitrine, colchões, fogão, tanquinhos de lavar roupa, caixas d'água, entre outros tantos, bem peculiares para serem descartados no lago ou em qualquer outro lugar na natureza.
O vice-prefeito Haroldo Calaça Coelho que é voluntário na ação junto ao prefeito em todas as edições, justificou a ausência do amigo e companheiro de trabalho: "Estou aqui fazendo minha parte e também a do nosso prefeito Hugo Deleon que lamenta muito não ter conseguido estar aqui nessa edição, mas a causa é muito justa, por motivos de saúde, mas que já está recuperando, graças a Deus!".
Haroldinho destacou a importância da união de todos e a conscientização daqueles que ainda fazem descarte de resíduos no local e, ainda pontuou: "A esperança na conscientização de todos e, em especial, das crianças é muito importante nesse processo, para instruir seus familiares e amigos. Tenho certeza de que, quando olharem para essas imagens que, são impactantes, para qualquer pessoa, além das crianças, teremos muitas pessoas empenhadas nessa missão que já é dos servidores da Prefeitura e dos voluntários do mutirão, de muitos moradores e admiradores do nosso lago, com o objetivo de preservar o Meio Ambiente e assim, preservar a vida!".
Outro voluntário no projeto é o secretário de Turismo, Agnaldo Miguel, que "Para nós, é muito gratificante participar de uma ação como essa. No entanto é muito triste olhar sobre essa montanha de lixo e ver que, tantas pessoas ainda não se conscientizam e continuam fazendo o descarte, de forma tão prejudicial ao nosso meio ambiente. Imagine se não estivéssemos fazendo esse trabalho, com a quantidade de resíduos que são retirados em todas as edições, provavelmente, nosso lago estaria tomado por esses resíduos, de foram simples, por milhares de milhares de toneladas de lixo. Então fico muito feliz por participar e ver tantas pessoas, como hoje, empenhadas em transformar esse estrago, com a boa ação. Mas espero que, as pessoas que fazem esse tipo de ação se conscientizem e somem com aqueles que preservam e não que poluem o nosso meio ambiente!".
Paulinho é o coordenador do "Circuito Goiano de Pesca" e falou em nome dos pescadores voluntários do projeto: "É muito bom, nós que somos apaixonados pela pesca esportiva e que temos no Lago Azul de Três Ranchos, uma casa para o Circuito, e que, através do Prefeito Hugo, Haroldinho, Clícia, Agnaldinho e toda equipe, assim como os moradores, nos acolhe tão bem, possamos retribuir de alguma forma. Por isso, fazemos questão de sempre estarmos presentes nos mutirões, como agradecimento e cuidado com o lago, com a cidade e com o meio ambiente".
De acordo com a secretária Clícia, outro mutirão já está programado para acontecer no segundo semestre desse ano.