O reconhecimento do valor histórico e cultural das ferrovias goianas é alvo de projeto defendido pelo deputado estadual Issy Quinan Júnior (MDB). A matéria tramita na Alego sob o processo de nº 132/23. "Reconhecer a justa importância histórica e cultural para Goiás e para os goianos das linhas férreas e das suas instalações associadas, mesmo das que foram desativadas, é o primeiro passo para permitir a retomada desse modal em nosso estado", sublinha o parlamentar.
Em justificativa, o autor apresenta breve resgate histórico do modal, que conta com 685 km de trilhos no Estado. História que se inicia com a formação da Companhia Estrada de Ferro Goiás, em 1906, e que completa, agora, 117 anos.
Sob o atual domínio subsidiário da Vale, a malha ferroviária goiana percorre a região Sudeste do Estado, interligando-se às principais ferrovias e portos marítimos brasileiros. "Sem dúvida, a ferrovia foi o instrumento mais eficiente de interiorização do Brasil. Em Goiás, cidades surgiram e se consolidaram. Famílias foram formadas à beira dos trilhos, atraídos pelo desenvolvimento econômico da região ferroviária", ressalta o parlamentar.
Issy Quinan também lamenta o estado de abandono e a falta de investimento no transporte ferroviário, mas destaca, por outro lado, as tentativas de preservação do patrimônio atualmente existentes. "Estações aos poucos estão sendo restauradas pelo Governo Federal, via Iphan e pelas mãos de Prefeituras. Sem preservação, não há memória, não há história. É preciso incentivar a população a voltar a se apropriar da ferrovia", defende.
Em Goiás, o modal corta as cidades de Catalão, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Anápolis, Senador Canedo, chegando até a Capital Federal.
A matéria, também assinada pelo deputado Karlos Cabral (PSB), está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde vai ser distribuída a um deputado para relatar.