Durante a visita, o presidente Bruno Peixoto acolheu o pedido e o deputado estadual relembrou que no final do ano passado o prefeito Rogério Cruz sancionou a lei para a criação do Memorial. O local escolhido para abrigar o "Memorial Iris Rezende Machado" é a Casa de Vidros, um Centro Cultural idealizado por Dona Iris, que agora irá contar a história pessoal e política de Íris Rezende.
História da família
A ideia é não descaracterizar o prédio, somente agregar e melhorar internamente, com uma imersão da história da família, para que o local seja de permanência e contemplação e o recurso venha por meio da emenda impositiva. "Nosso intuito é entregar este espaço no dia do aniversário de Iris, dia 22 de dezembro", explicou o parlamentar.
Em destaque, Clécio conta que o objetivo é que sejam registrados a história e cultura de Goiânia, traduzida por meio do trabalho de Iris Rezende. "Vamos criar um acervo completo, da história e trajetória de vida política de Iris Rezende, como expoente da política administrativa da cidade e do estado", comentou.
Preservação do legado
No local, estarão reunidos todos os pertences, como fotos, textos e vídeos de Iris. Além disso, a estrutura do Memorial Iris Rezende Machado contemplará um acervo que resgata a trajetória do ex-gestor de Goiânia por quatro mandatos, deputado estadual, governador em duas ocasiões, senador, ministro da Agricultura e da Justiça.
Segundo o parlamentar, o acervo reunirá todos os pertences do homenageado, doados pela família, materiais históricos existentes na Prefeitura, Câmara e de pessoas que possuem objetos e momentos vivenciados com Iris. Para Clécio Alves, a realização do Memorial é um sonho e com a inauguração a história e o legado de Iris Rezende Machado serão preservados para as futuras gerações e o povo goiano poderá conhecer mais sobre a trajetória deste grande homem.