Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Davinópolis: Programa Alfa Mais qualifica professores e alavanca aprendizado de alunos

Com materiais didáticos convidativos profissionais e alunos são motivados a viver novas experiencias do conhecimento


No Estado de Goiás em 2019 mais de 5000 e estudantes entre o 3º no ano de ensino fundamental ainda não sabia ler e escrever. E a estatística aponta para necessidade de implementação de uma política pública que garanta a todos os cidadãos goianos o direito de aprendizado. Diante desse desafio o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação lançou o Programa "Alfa Mais Goiás" que tem como essência, o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e município de garantir a alfabetização de todas as crianças no território goiano.


A Articuladora do Programa Alpha Mais, no Município de Davinópolis, a Professora Maisa Cristina Nunes, destaca a importância do investimento do Governo de Goiás no programa: "É muito importante a parceria que nós temos com o Estado, diante dos problemas que nós estamos enfrentando com a alfabetização. Nós somos um município que estamos sempre buscando o novo, para trazer essas inovações para somar no aprendizado dos nossos alunos".


Maisa ressalta que os problemas da alfabetização se intensificaram devido a pandemia. E, nesse sentido o programa tem sido uma ferramenta essencial: "O programa foi criado para atender essa demanda em recuperar o tempo que as crianças perderam durante a pandemia. Para as crianças que não foram alfabetizadas no tempo certo, que é até o segundo ano. E com essa perda onde participaram de forma on-line, outros apenas com atividades em casa, e, sabemos que isso criou grandes barreiras no aprendizado e é esse o foco do programa, recuperar esse tempo perdido".


Para que o programa funcione e obtenha os resultados desejados a articuladora coloca: "Estamos trabalhando de forma a individualizar cada aluno. E para isso, temos no programa oito professores e duas formadoras, uma na parte da alfabetização e uma na educação infantil. E nesse um ano que estamos aplicando o programa, com esse material riquíssimo que é ofertado a todos os alunos, já começamos a colher bons frutos. E temos certeza de que o objetivo será alcançado que é: ter uma alfabetização de qualidade aos nossos alunos!"


Luana Pires e Valéria Pereira Costa, são as formadoras do município.

"Para mim, ser formadora é uma experiencia inovadora, como sou professora e também coordenadora na creche. E para a educação infantil, o programa tem sido um grande ganho. Ele traz novidades para gente e para as crianças, o que desperta um mundo lúdico incrível para ajudar no conhecimento de cada um!", destacou Luana.

Valeria acrescentou: "Nós temos visto nos alunos do 1º e 2º ano, a qualidade do programa. O desenvolvimento dos alunos do ensino infantil vem do fascínio que proporciona o material colorido, cheio de conhecimento onde temos apreendido tanto nas nossas formações e aplicamos no dia a dia deles, principalmente, nesse período pós pandemia, onde as crianças sentem tantas dificuldades. Esse projeto vem resgatando a percepção de aprendizado dos alunos. E fico feliz por poder contribuir com o rendimento desse projeto!".

Os professores passaram por quatro módulos de formação, sendo da articuladora responsável pelas formações na regional e em ser multiplicadora no município.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!