O governo de Goiás determinou neste domingo (15/03) a suspensão de aulas em escolas públicas privadas de todos os níveis, incluindo universidades e faculdades em todo o estado. A medida visa evitar o avanço da Covid-19, que já tem quatro casos confirmados em território goiano.
A nota técnica assinada pelo secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, diz que a paralisação deve se dar, preferencialmente, a partir desta segunda-feira (16), mas com tolerância de início até quarta-feira (18).
A exceção da obrigação se dá às aulas de cursos de saúde de ensino superior. O governo recomenda que estes alunos tenham aulas com orientação técnica do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde a respeito de procedimentos epidemiológicos que envolvem a Covid-19.
Inicialmente, a medida vale por 15 dias, podendo ser prorrogada de acordo com avaliação de autoridades sanitárias.
A portaria recomenda que as escolas utilizem os dias como antecipação das férias de julho.
O reitor da Uniaraguaia Centro Universitário, Arnaldo Freire, informou ao Diário de Goiás que as direções das escolas particulares reunem-se na tarde de hoje para analisar a portaria do governo e encaminhar a determinação.
O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, informou que o conselho criado para gerenciar a crise do coronavírus na instituição tem reunião na manhã desta segunda, 16, mas que aguardava uma decisão das autoridades para encaminhar a suspensão temporária de aulas.