Na manhã desta quarta-feira (5/4), faleceu aos 95 anos a ex-primeira dama de Goiás Marilda Fontoura de Siqueira.
O velório será realizado no salão de eventos da Apae de Goianésia, que leva o nome do seu esposo, o ex-governador e fundador da Jalles, Otávio Lage de Siqueira, e está previsto para começar às 9 horas. Dona Marilda completaria 96 anos no dia 23 de abril. O sepultamento também será em Goianésia, em horário a ser confirmado.
Marilda Fontoura deixa um legado precioso na área social do Estado de Goiás. Ela foi a primeira-dama do Estado a ser presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) depois que a Arquidiocese de Goiânia transferiu o controle da entidade às primeiras-damas estaduais. Ela ocupou o cargo durante a gestão do então governador Otávio Lage de Siqueira (1966-1971).
Dona Marilda, como carinhosamente era conhecida, foi presidente do Conselho de Obras da Comunidade, entidade responsável pela fundação da Casa do Interior de Goiás (Cigo), que começou a funcionar numa época em que a maioria dos municípios não tinha estrutura de saúde e que representou no passado e representa, ainda hoje, um importante apoio para as pessoas do interior que buscam tratamento de saúde em Goiânia. Como primeira-dama do Estado, ela também foi responsável pela construção da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia.
Também foi primeira-dama da cidade de Goianésia, onde morava. Além do trabalho social realizado por meio de ações políticas, sempre prestou apoio a entidades sociais do município e da região. Aos que conviviam com ela, deixa um legado de humildade, simplicidade, valores de família e de humanidade.
Ao lado do marido e filhos, Dona Marilda ajudou a construir o Grupo Otávio Lage, que atua nas áreas da agricultura, comunicação, setor imobiliário, pecuária, seringueira e setor sucroenergético, sendo acionista majoritário da Jalles.
O governador de Goiás Ronaldo Caiado e sua esposa a 1ª dama Gracinha receberam com grande pesar, a notícia do falecimento da ex-primeira-dama de Goiás, Marilda Fontoura de Siqueira.
Dona Marilda esteve ao lado do seu esposo, o ex-governador Otávio Lage de Siqueira, em grandes transformações promovidas no Estado de Goiás.
Marilda Fontoura deixa um grande legado na área social, já que foi a primeira primeira-dama do Estado a ser presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Também liderou Conselho de Obras da Comunidade, que fundou a Casa do Interior de Goiás (Cigo) em Goiânia, e foi a responsável pela construção da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, também na capital.
Aos familiares, amigos e, em especial, à população de Goianésia, nossos profundos e sinceros sentimentos. A história de Goiás estará sempre marcada pela vida de Dona Marilda.
Em nota o vice governador Daniel Vilela diz que "É com consternação que registro meus sentimentos de pesar pela morte de Dona Marilda Fontoura de Siqueira, ex-primeira-dama de Goiás que faleceu na noite desta terça-feira (4/3), aos 95 anos.
Esposa do então governador Otávio Lage de Siqueira (1966-1971), Dona Marilda foi a primeira presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) depois de a Arquidiocese de Goiânia ter cedido o controle da entidade às primeiras-damas estaduais, e exerceu seu mandato com dedicação e zelo exemplares.
Tornou-se conhecida em todo o estado pelos inúmeros projetos sociais e humanitários que encampou, trabalhando, inclusive, para acolher os goianos do interior que vinham à capital em busca de tratamentos de saúde, quando a maioria dos municípios ainda não tinha estrutura adequada.
À família Lage e aos amigos de dona Marilda e de seus filhos, Otávio Lage Filho, Jalles Fontoura e Sílvia Regina, nossas orações para que Deus conforte os corações de todos neste momento de luto e dor.
O prefeito de Goiânia Rogério Cruz em nota deixa que recebeu com consternação, pesar e lamentou o falecimento da ex-primeira-dama de Goiás, Marilda Fontoura de Siqueira, na noite desta terça-feira (04/04), aos 95 anos. Ela completaria 96 anos no dia 23 de abril. Se destacou como pioneira no trabalho social, e ajudou a criar um dos mais importantes grupos empresariais do país.
Marilda Fontoura foi a primeira presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), após a transferência do controle da entidade às primeiras-damas estaduais pela Arquidiocese de Goiânia, durante a gestão do marido, o então governador Otávio Lage de Siqueira (1966-1971).
No cargo, foi responsável pela construção da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia, uma referência no atendimento às gestantes.
Presidiu o Conselho de Obras da Comunidade, responsável pela criação da Casa do Interior de Goiás (Cigo), instituição que recebe pacientes em situação de vulnerabilidade em busca de tratamento de saúde, em Goiânia.
Como primeira-dama de Goianésia, é lembrada pelas importantes ações sociais que desenvolveu na região.
Deixa três filhos: Otávio, Jalles Fontoura e Silvia Regina. Ricardo, também filho, morreu em 2017. Já o marido, faleceu em 2006.
A família construiu o Grupo Otávio Lage, um dos mais importantes do país, que atua em diversas áreas econômicas, como agricultura, setor sucroenergético, comunicação e imobiliário.
Marilda Fontoura de Siqueira é uma mulher que fez história e deixou uma inestimável contribuição para a sociedade goiana. Que o legado permaneça vivo e inspire novas gerações a seguir seu exemplo de amor, dedicação e fé."Eu e minha esposa, Thelma Cruz, expressamos nossos sentimentos aos familiares e amigos." finaliza Rogério Cruz.
A Procana se manifesta sobre o ocorrido. "Nossos sinceros sentimentos de condolências a todos os familiares e amigos de Dona Marilda".