Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiânia: Secretário Municipal de Saúde, Durval Pedroso presta contas na Câmara Municipal e destaca trabalho realizado pela pasta no terceiro quadrimestre de 2022

Dados repassados aos parlamentares do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) englobam informações do ano todo. Dentre destaques apresentados, estão melhorias estruturais nas unidades de saúde. "O que o prefeito Rogério Cruz está fazendo na área da saúde é algo jamais visto na cidade", diz titular da SMS

Por Redação, Carlos Duarte - Informações: Loren Milhomem e Fotos: Fábio Lima em 19/04/2023 às 22:43:58
Secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso presta contas aos vereadores e destaca trabalho realizado pela pasta no terceiro quadrimestre de 2022, na manhã desta quarta-feira (19/04)

Secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso presta contas aos vereadores e destaca trabalho realizado pela pasta no terceiro quadrimestre de 2022, na manhã desta quarta-feira (19/04)

Em atendimento à legislação federal, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Durval Pedroso, apresentou o terceiro Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), na manhã desta quarta-feira (19/04), na Câmara Municipal de Goiânia. O relatório se refere ao exercício de 2022, mas engloba informações do ano todo.

O titular da SMS detalhou investimentos, metas, ações e programas desenvolvidos pelo município no ano passado. Ao final, esclareceu dúvidas dos vereadores que estavam presentes. "A atual gestão tem direcionado os trabalhos para que os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam de qualidade e realizados o mais rápido possível", disse Durval Pedroso, ao destacar o empenho de Rogério Cruz em fazer o melhor para a área da saúde. "O que o prefeito está fazendo na saúde é algo jamais visto na cidade, principalmente no que se refere aos investimentos visando à melhoria estrutural das unidades", afirmou.

O secretário pontuou que, em 2022, a Prefeitura de Goiânia inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Riviera, com capacidade para atender 20 mil pessoas, e reformou unidades de saúde. Dentre elas, estão as USFs Recanto das Minas Gerais, Dom Fernando, Boa Vista, Parque Atheneu, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Paulo de Siqueira Garcia, além do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Noroeste.

Ainda no ano passado, foram realizadas manutenções corretivas e preventivas em 94 unidades de saúde. "Ação segue a todo vapor neste ano. Estamos nos desdobrando para atender a todas as solicitações que chegam. Nosso principal projeto para 2023 é construir e reformar locais de saúde e, com isso, ampliar o SUS", reforçou.

Durval citou, ainda, a inauguração da primeira Usina Produtora de Oxigênio Medicinal do município, no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara, e do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Dentre os programas que visam levar atendimento aos moradores, o secretário destacou a Caravana do Bem, ação que leva obras e serviços à população, e que realizou 22 mil atendimentos em 2022. Somente de consultas oftalmológicas foram 7.406 atendimentos. Outros números também chamam a atenção: 1.468 ultrassonografias, 605 eletrocardiogramas, 271 ecocardiogramas e 111 tomografias.

Outros destaques

A Prefeitura de Goiânia criou e instituiu o Plano de Cargos e Remunerações dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate a Endemias, e Goiânia foi certificada, pelo Ministério da Saúde (MS), com o Selo Prata de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis.

Visando facilitar o acesso dos pacientes, o número de locais que dispensam insumos para pacientes diabéticos passou de quatro para nove, em 2022. Em maio do mesmo ano, Goiânia expandiu a forma de marcar consultas pelo SUS e os moradores passaram a fazer agendamentos também pelo WhatsApp 3524-6305.

No enfrentamento da Covid-19, o secretário Durval Pedroso pontuou que foram aplicadas mais de um milhão de doses de vacinas (1.032.950) e realizados 978.973 testes na população ampliada. Também foram realizadas 1.216 genotipagens e 895 sequenciamentos para verificar o tipo de vírus circulante.

No que se refere à Vigilância Sanitária, houve aumento no combate sistemático às endemias, como a dengue. Ao todo, foram atendidas 7.201 denúncias por meio de telefone, aplicativo Goiânia Contra o Aedes e Ouvidoria; realizadas 2.853.843 visitas por Agentes Comunitários de Endemias, 5.638 visitas fiscais e 1.860 autuações emitidas. Foram executadas, ainda, 117 limpezas em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e montadas 333 armadilhas (ovitrampas).

A Vigilância Sanitária emitiu 22.505 alvarás sanitários no sistema "Empresa Fácil", realizou 25.685 ações de fiscalizações em estabelecimentos e 569 fiscalizações em ambientes de trabalho para verificar riscos à saúde dos trabalhadores.

Eventos

O relatório traz, ainda, eventos realizados pela SMS, como a 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental, Dignidade na Rua, Poder Feminino no Cerrado, Mulheres do Cerrado, Projeto Viver Cidades, Programa Sempre Rosa, Agosto Dourado, Hora do Mamaço no Parque Flamboyant, Feira da Diversidade, III Mostra de Estágios e II Fórum de Pesquisa e Relatos de Experiência da SMS Goiânia.



Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários