"Sem dúvida alguma melhorou o rebanho desse Brasil todo", considerou o governador Ronaldo Caiado durante a abertura da 88ª ExpoZebu, em Uberaba, Minas Gerais. Considerada a maior feira de raças zebuínas do mundo, o evento conta com mais de 2.200 animais inscritos e cerca de 300 expositores. Em discurso no evento, o governador relembrou a trajetória pessoal em defesa das causas do agro e o papel dos criadores de zebu. "Essa casa aqui foi referência na luta que iniciamos em 1986 para garantir o direito proprietário na Constituição. Nós ganhamos a regra constitucional dentro do campo da democracia. É um direito inalienável".
O chefe do Executivo goiano participou da feira acompanhado dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema; e de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Segundo Caiado, o evento é uma oportunidade para todos os produtores. "O zebu é a grande referência de criação no clima tropical e no Cerrado", disse ao lembrar importantes figuras de Uberaba que desbravaram a região e que com o uso da genética propiciaram "sair de um gado curraleiro para animais que hoje são referência no mundo todo". O governador ainda convidou os presentes para a Exposição Agropecuária de Goiânia. "Conto com vocês também na nossa festa".
Em discurso, Zema ressaltou o dinamismo do setor e desenvolvimento "astronômico" pelo qual o agro passou e a contribuição da pecuária na região de Uberaba para a economia de Minas. "Batemos todos os recordes de exportação de produtos ligados ao agro e pecuária". Tarcísio de Freitas destacou os resultados alcançados pelos pecuaristas. "Temos de celebrar porque o país fez com que uma raça que veio da Índia se tornasse próspera, graças ao melhoramento genético, profissionalismo, estudo, competência e dedicação".
Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, reforçou a força do agronegócio brasileiro, que de acordo com ele, alimenta mais de 800 milhões de pessoas no mundo. "Somos os mais importantes produtores mundiais de carne e um dos maiores exportadores do mundo. Nossa ação aqui, é buscar sempre se comunicar melhor, mostrar como produzimos de forma sustentável e a preocupação com o bem-estar animal", sublinhou. Na programação da feira estão julgamentos de raças, concurso leiteiro, eventos técnicos, dias de campo, shows e seminários. A previsão é que o evento receba 400 mil pessoas e movimente R$ 350 milhões até o dia 7 de maio.
Estande
Pela primeira vez, o Governo de Goiás está presente na feira com um estande com informações e equipe especializada para atender pessoas interessadas nos programas estaduais do setor rural e no agronegócio goiano. O espaço tem estrutura para reuniões e atendimentos e também oferece degustações de produtos goianos, como queijos e cachaças. A Emater levou mudas de pequi, incluindo a nova variedade comercial do fruto, sem espinhos.
As equipes são compostas por gestores das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Retomada, além da Goiás Turismo e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). "A participação de Goiás aqui é efetiva. Estamos expondo todas as potencialidades produtivas de Goiás" disse o titular da Seapa, Pedro Leonardo de Paula Rezende.
Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás