O decreto nº 2040, assinado nesta segunda-feira, 16 de março de 2020, decreta situação de emergência na saúde pública do município de Catalão, em razão da disseminação do novo Coronavírus (2019-nCoV).
O anúncio da publicação do decreto foi realizado pelo prefeito Adib Elias, no auditório do Palácio Pirapitinga. Além dele, estavam presentes o vice-prefeito Dr. João Sebba Neto, secretário de Saúde, Velomar Gonçalves Rios, médico infectologista Dr. Franco Nero Tristão, médico e diretor técnico da secretaria de saúde, Dr. Roberto Antônio Marot e o Promotor de Justiça da área da saúde, Dr. Fernando Gomes Rosa.
"A definição nossa foi extremamente preponderante, tomamos uma decisão que vai ficar na história de Catalão e vamos assinar um decreto com todas aquelas atitudes que a prefeitura vai tomar e que poderá vir a tomar. Esse decreto vai valer para 15 dias, e daqui 15 dias nós podemos prorrogar ou fazer algumas modificações e mesmo antes nós podemos fazer algumas modificações de acordo com os acontecimentos em relação ao COVID-19", explicou o prefeito Adib Elias.
Sobre o prazo para os resultados das pessoas que apresentaram suspeitas de contaminação, o secretário de saúde, Velomar Rios, disse que depende do volume. "Isso depende do volume de material colhido que é chegado ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/GO), quanto mais suspeito tem, mais demorado é, mas hoje tá trabalhando em torno de 48, 72 horas", falou Velomar.
O diretor técnico da secretaria de saúde, Dr. Roberto Antônio Marot, pediu para que os pacientes com suspeita permaneçam em casa. "A gente precisa que aquele paciente que não tem necessidade de internação fique em casa monitorado pelo núcleo de vigilância e evitar de sair, se nós formos internar todo paciente que está instável e não tem necessidade, não tem sistema de saúde que aguente", adiantou Marot.