O prefeito de Goiânia Rogério Cruz exaltou os avanços realizados durante os dois anos e quatro meses de sua gestão, durante o lançamento das obras de ampliação da rede de drenagem e recuperação asfáltica no Setor Bairro Feliz, na noite desta segunda-feira (08/05). Citando as obras concluídas e em andamento, o gestor goianiense destacou que "a gestão tem se esmerado em levar ainda mais dignidade para a população da capital".
"Esse é um momento muito importante para nós porque estamos cada vez mais trazendo dignidade para o cidadão que mora em Goiânia", afirmou Rogério Cruz, para em seguida listar série de obras concluídas e em andamento pela gestão. Ele citou o Complexo Viário da Avenida Jamel Cecílio, o Viaduto da Moda, na Região da Rua 44, o Viaduto Lauro Belchior, o Viaduto Iris Rezende Machado, o Terminal Isidória, o Terminal Paulo Garcia, os postos de saúde do Riviera e Alto do Vale, as UBSs do Vale dos Sonhos e São José, 12 CMEIs que estavam com obras paralisadas, dentre outros benefícios, como a entrega de 5 mil escrituras em um período de dois anos.
O secretário de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira, também enalteceu o volume de obras em andamento na capital. Citando o programa Goiânia Adiante, Denes enumerou os avanços em cada área da gestão, começando pelas 12 unidades básicas de saúde que serão entregues, passando pelos 32 CMEIs que serão construídos até o final da gestão e a recuperação de asfalto por meio do Programa 360, que foi 73% concluído durante a gestão de Rogério Cruz. O secretário também destacou a importância das obras de drenagem, como a lançada hoje, para a população da capital.
"Preciso exaltar a coragem de Rogério Cruz, porque mexer com obra de drenagem urbana é difícil, 81% do volume da obra fica embaixo do chão. Estamos falando em quase R$ 10 milhões em uma obra que as pessoas não veem durante seis meses do ano. As pessoas só percebem a necessidade dessa obra quando tem inundação", observou.
O líder do prefeito na Câmara Municipal, Anselmo Pereira, destacou que as obras de drenagem serão iniciadas imediatamente. "Essas máquinas não são de brinquedo. Elas estão aqui para iniciar uma obra que é sonhada há 50 anos pela população do Bairro Feliz", afirmou. Anselmo ressaltou que a Câmara Municipal é uma parceria da administração de Rogério Cruz.
A obra de drenagem no Bairro Feliz faz parte do Programa Goiânia Adiante, lançado pelo prefeito Rogério Cruz, que destina investimento de 1,4 bilhão para infraestrutura no município. Serão construídos 3.919,27 metros de galerias pluviais e 15.360 metros de terraplanagem e pavimentação asfáltica. O investimento total é de R $9.705.422,70, e a previsão é de que a obra seja entregue no prazo de 180 dias.
Moradores
O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Feliz, Luiz Henrique, afirmou que "a gestão de Rogério Cruz entrará para a história". "Todos os anos sofremos com esses alagamentos. Você ficará gravado na história ao lado do eterno Iris Rezende que tanto fez pela nossa região. Eu sei o sofrimento da nossa população e o senhor está devolvendo a dignidade para as famílias da região, resolvendo um problema de décadas que em algum momento poderia resultar em uma tragédia", disse.
Judite Morais é moradora do Bairro Feliz e trabalha como costureira. Ela expressou otimismo em relação às obras de drenagem em andamento na região, e acredita que o novo sistema é a solução para os frequentes alagamentos que afetam o Setor. "Vai ser muito importante pra nós, vai tirar muita gente do sufoco. Há muitos alagamentos, principalmente abaixo da Leste Oeste, na rua dos Mangueiras. É muito sofrimento para as 50 famílias que moram ali", pontuou.
Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia