Em evento de posse da diretoria da Federação Goiana dos Municípios (FGM), o vice-governador, Daniel Vilela, garantiu que o Governo de Goiás vai reforçar as parcerias que tem com os municípios goianos em setores como habitação e pavimentação asfáltica, e iniciará outras ao longo dos próximos meses. Ele se referiu aos programas "Pra Ter Onde Morar", da Agência Goiana de Habitação (Agehab), e "Goiás em Movimento", da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).
O vice-governador ainda destacou o que chamou de "novo modelo de parcerias" entre governo e municípios instituído pelo governador: "Ao contrário do que ocorria em gestões anteriores, agora não há nenhum tipo de ônus, de nenhuma espécie, para os prefeitos. Eles definem suas prioridades e o Governo de Goiás é quem faz a licitação, contrata e executa as obras nas cidades. Responsabilidades processuais e financeiras são do estado", exemplificou.
Em seu discurso de posse, o presidente Haroldo Naves ressaltou outras parcerias com o governo goiano, como o Programa de Compliance Público que, segundo ele, "assegura mais transparência à administração pública e maior zelo com os recursos". Naves também celebrou a participação da FGM no Coíndice, um conselho que define os percentuais de repasse de recursos estaduais para os municípios; e no Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), que trata de investimentos a serem feitos por empresas e indústrias que querem se instalar – ou ampliar seus negócios – na capital e no interior.
A FGM
Em 21 anos de existência, a Federação Goiana dos Municípios conta com 239 filiados, de um total de 246 municípios. Haroldo Naves é o seu 10º presidente. O prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, também segue no cargo de vice-presidente.
Compareceram à Assembleia deputados estaduais e dezenas de prefeitos de diferentes regiões do estado, além do presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), o prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade, o "Carlão da Fox", e o ex-deputado federal e diretor de Operações do Detran-GO, Leandro Vilela.
Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás