O dia 18 de maio se tornou um dia de extrema relevância a sociedade brasileira, desde o ano de 2000, quando foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida diante de um dos casos que chocaram a história, a da menina Araceli Cabrera Crespo, com 8 anos na época, em 18 maio de 1973, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. O corpo foi deixado desfigurado e em avançado estado de decomposição próximo a uma mata, em Vitória-ES, dias depois de desaparecer. Depois de alguns anos, o dia do desaparecimento de Araceli passou a servir de marco para alertar a sociedade sobre a violência contra crianças e adolescentes. Sendo nos dia de hoje, o "Dia D" de alerta em todo país.
Nessa luta a Prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores em parceria com o Conselho Tutelar de Ouvidor, no último dia (18/5), promoveu uma palestra palestra com a advogada Dra. Larissa Lira, CEO do Instituto Aconselhar, especialista em direito público, pós-graduada em psicologia organizacional, analista comportamental, consultora dos direitos da criança e adolescente, criadora de conteúdo digital voltado para conselheiros tutelares.
Participaram do evento, o prefeito Célio Machado Nascimento - Cebinha (MDB), acompanhado da primeira-dama e secretaria de Assistência Social Ana Lúcia da Silva; o vice-prefeito Nelci Cândido Ribeiro (MDB); os vereadores: o presidente da Câmara Vinícius Antonio Manoel da Silva(MDB), Cleiton Mendes da Silva -Cleitinho (PRTB), Eurípedes Benedito - Oripim (MDB), Jose Antônio (MDB), Jorge Benedito - Jorginho(PSDB); a presidente do Conselho Tutelar Michelle Cássia que representou todos os conselheiros presentes; secretária de Educação Shirley Helena de Almeida e a Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Cleria Fonseca.
Antes da abertura da palestra, as autoridades salientaram a importância de ações, como as realizadas no município.
O presidente da Casa de Leis, Vinicius Manoel abriu as falas, e em nome dos vereadores, agradeceu os evolvidos e colocando o trabalho de todos os parlamentares a disposição da luta: "Muito importante esse esses eventos e é preciso parabenizar todos que estão aqui comprometidos com essa causa e também parabenizar o Conselho tutelar , através da presidente Michelle Cássia pela promoção do evento. E dizer que essa Casa está a disposição para qualquer evento que os conselheiros necessitem!".
A presidente do Conselho Tutelar Michelle Cássia, agradeceu a todos, em especial o gestores municipais pelo apoio: "Quero agradecer ao prefeito Cebinha, a primeira-dama Ana Lúcia, os colegas conselheiros, a secretária de educação Shirley Helena e todos presentes. Estou muito feliz com a realização desta palestra tão importante para a causa do maio Laranja!".
A presidente do Conselho da Criança e Adolescente ressaltou as dificuldades que órgãos e instituições têm em lidar com ós diversos pontos ligados à luta em prol dos pequenos: "Só quem esta a frente de ECAS, Conselhos e escolas, sabem o que realmente acontece. É um trabalho árduo e que requer muita sensibilidade, mas que, ajuda muito na lutar contra o abuso infantil!".
A secretária de Educação Professora Shirley Helena disse das rotinas dos trabalhadores da educação em relação as dores enfrentadas por lidar com a realidade de muitas crianças:"É louvável a iniciativa do Conselho Tutelar em colocar esse momento específico para debater esse assunto. Sabemos que a maioria das vezes, violências de abusos são descobertos nas escolas. Temos momentos de muitas lágrimas, dor , mas também de alivio. Mas que uma discussão, também políticas públicas que estão sendo levantadas!".
Nelci Cândido também destacou a relevância da ação promovida: "A iniciativa merece ser parabenizada. Sabemos que temos que ter o zelo com nossas crianças e adolecentes todos os dias, mas ter um dia para falar desse assunto tão sério e muito importante!".
A primeira-dama colocou seu sentimento como gestora, e principalmente, como mãe, de que só com a união de forças e olhares, pode ser diminuído os abusos contra as crianças e adolescentes: "É com muita alegria que estamos promovendo esse evento e que os que estão aqui, que sejam multiplicadoras daquelas que que não vieram. É só com o olhar atento de todos que podemos fechar o cerco de violências de todo tipo contra nossas crianças e adolescentes!".
O prefeito Cebinha, enfatizou sua preocupação e cuidado com as crianças, destacando investimentos em várias áreas para acolhimento dos mesmos: "Estamos felizes porque temos uma atenção especial com as nossas crianças e adolescentes. Vamos inaugurar uma creche, a nova sede para o Conselho Tutelar para dar mais condições de trabalho aos conselheiros e comodidade a todos que precisarem de serem atendidos nele. Fizemos uma parceira boa para cuidar das nossas crianças e adolescentes. E não pensei duas vezes sobre realizar essa palestra e é muito importante que todos nós tenhamos conhecimento sobre esse assunto tão delicado, mas que precisa ser abordado. Sei que cuidando das nossas crianças, estamos cuidando do futuro!".
A palestrante Larissa Lira abordou vários temas durante a palestra, relatou a importância do trabalho conselheiro tutelar junto a sociedade e sua capacitação. Elogiou o prefeito Cebinha pelo envolvimento com a causa e parabenizou pela obra da sede do Conselho: "Quando estou em uma cidade, faço questão de olhar a atenção que se tem com a infância e juventude, e, estou encantada com a atenção que é dada aqui em Ouvidor. E não só na estrutura física, como também no suporte humano. E prova são as ações realizadas como a caminhada e agora a palestra que, como a primeira-dama destacou, será um canal de multiplicação para outras pessoas".
Lira também apresentou dados alarmantes quanto ao número de denúncias de casos de abusos: "De 2011 a 2019, mais de 200 mil denuncias foram feitas pelo disk 100. E são diversos os tipos de violência, mas o maior abuso é o estupro de vulneráveis. E o dado ainda mais alarmante é que o violentador não tem cara, 30% são pais e 60% pessoas conhecidas. Mais esse número pode cair se cada um de nós começarmos a fazer nossa parte. Se não cuidarmos das nossas crianças agora não precisamos esperar uma sociedade mais justa e humana!".