Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ciclismo

Catalão: Ciclista Raphael Mesquita conquista 2º lugar no Festival Brasil Ride 2023

11ª edição da competição com atletas de elite aconteceu entre os dias 07 e 10 de junho, em Botucatu (SP); Provas incluem percursos de até 107 quilômetros


Entre os dias 07 a 10 de junho, diversos competidores de todo Brasil percorreram 156 Km através da região da Cuesta, próxima da Botucatu (SP), para participar do evento que teve programação diversa para toda a família, e também para os atletas, com diversos níveis técnicos e de dificuldade.

Na edição 2023, com três dias de competição, o catalano Raphael Mesquita conquistou o 2º lugar na categoria "atleta de elite". "É um evento com mais de 1500 atletas, no meu caso eu sou federado na categoria elite, corro com os profissionais, mas quem não é pode se inscrever na categoria dela pela faixa de idade", comentou o ciclista durante entrevista.

À reportagem, Raphael Mesquita comparou as provas de ciclismo ao jogo de xadrez e as provas de mountain como "cada um por si". "Apesar disso, na prova de mountain, tive ajuda de um amigo de Araguari, pois tive um problema mecânico, consegui acelerar e manter a colocação geral na disputa, qualquer minuto que eu perdesse ali seria precioso, nesse ponto o mountain ou o ciclismo faz diferença", contou.

As competições foram divididas em três etapas, sendo a primeira etapa de 11 Km, a segunda de 107 quilômetros e a terceira etapa com 103 Km. "Todos os dias muito rápidos, com pelotão muito forte, nível da prova estava AA, fiquei muito feliz, muito contente de sair vitorioso dessa edição, em 2013 eu fiquei em segundo lugar, então 10 anos depois você chegar nesse lugar novamente é muito gratificante", comemorou.

Falta de apoio

Apesar de colecionar troféus e vitórias em competições nacionais e regionais, sempre levando o nome e a bandeira de Catalão, Raphael questiona que nunca recebeu qualquer patrocínio da cidade, e que tem bancado as competições com apoio de amigos e até do próprio bolso.


"Gostaria de ter um pouco mais de reconhecimento da nossa cidade, eu sou o único atleta aqui do ciclismo de elite, na minha camisa eu tenho a bandeira da cidade, então falta um pouco de amparo em nossa cidade para os atletas", apontou o ciclista.

Também na entrevista, o ciclista informou que desde o retorno da competição, Raphael está organizando uma vaquinha solidária para custear a cirurgia de próstata do Josias, um antigo ciclista catalano reconhecido nacionalmente. "O Josias é um atleta das antigas, um dos primeiros, infelizmente ele está com problema de saúde e estamos pedindo a galera para dar uma força, para uma cirurgia que custa mais de R$ 20 mil, a gente vai fazer uma vaquinha e reverter esse dinheiro para ele, temos que estar com as pessoas em momentos bons e ruins, tenho certeza que ele vai sair dessa, o PIX para doação é (64) 9.9902-9757", encerrou.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!