O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) promove nesta quinta-feira (15/6), a cerimônia em comemoração ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada. O evento contou com a presença do ministro Waldez Góes, do secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, do presidente da CNA, João Martins, do prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz, do secretário municipal de Governo, Jean Eustáquio Magalhães Alves, do secretário municipal de Agricultura, Alécio Maróstica, e parte da sua equipe, como o colaborador Pablo Barboza.
Cinco pequenos produtores rurais do Assentamento Vista Alegre receberam para irrigação em suas propriedades: Erenilda de Assis, que é a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristalina e da Aecocris – Associação Ecológica das Agricultoras e Agricultores Familiares de Cristalina, além de Guimaura Nonato da Silva, Ludimila Alves Martins, Nelson Rodrigues e Osvaldo Lobão Veras.
Também recebeu a sua outorga a Agrícola Wehrmann, conceituada empresa de Cristalina que há quase quatro décadas contribui com o impulsionamento econômico, social e educacional do município, através das suas atividades, inclusive com a irrigação. A empresa foi representada pela professora universitária Magda Wehrmann, esposa e sócia do pesquisador Verni Wehrmann.
Ao longo do evento e de entrevistas o prefeito Daniel Sabino Vaz, grande entusiasta da irrigação, destacou que Cristalina hoje é o maior PIB Agropecuário de Goiás e o sétimo do Brasil graças ao trabalho do produtor rural, que multiplica a produção de alimentos com o uso racional da água, com alta tecnologia e profissionalismo invejável.
"O município é exemplo para vários outros na economia de água, na sustentabilidade, na geração de empregos e, principalmente, na tecnologia, com o incremento de tudo que é feito na irrigação em nossa cidade. Nós somos produtores de água e, por causa disso, produzimos cestas de alimentos que vão para o Brasil e para o mundo inteiro", afirmou.
Daniel lembrou seu esforço e as parcerias em deis anos e meio de mandato em prol do produtor. "O trabalho que realizamos na administração em busca de energia, tecnologia, manutenção de estradas e de novas outorgas é em apoio ao produtor rural, que é a mola mestra do nosso desenvolvimento, do nosso crescimento. o produtor é o nosso orgulho e o agronegócio responsável e sustentável praticado em Cristalina é o que eleva a importância do nosso município nos cenários nacional e internacional", salientou.
Durante a solenidade também foi feita a entrega simbólica de patrulhas agrícolas, das quais somente duas cidades goianas foram contempladas: Cristalina e Flores de Goiás. Os kits contam com motoniveladora, pá carregadeira, escavadeira, rolo compactador e caminhão basculante, que foram adquiridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MIDR.
"Conquistas como a dessa patrulha mecanizada, nos alegram, porque representam reconhecimento e resultado de trabalho, de dedicação e união, pois, como sempre falamos, não existe varinha mágica. O que existe é fé e trabalho", frisou o gestor cristalinense.
Vale registrar que, na programação, aconteceram importantes palestras com irrigantes e especialistas em agricultura irrigada, as quais foram proferidas com maestria por Lineu Neiva Rodrigues, expert em recursos hídricos da Embrapa; pelo presidente da Rede Nacional de Irrigantes, Luiz Barcelos; e pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Guilherme Coelho.
Por fim, ressalte-se as presenças do secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, do diretor de Irrigação da Codevasf, Hugo Napoleão, do chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, Lineu Neiva, da diretora-presidente da ANA, Verônica Sanches, do diretor-geral do DNOCS, Fernando Marcondes, e da secretária estadual de Meio Ambiente de Goiás, Andréa Vulcanis.
Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Cristalina