Durante a Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, estará pelo quarto ano garantindo atendimento aos fiéis que realizam a caminhada da fé até Trindade. O projeto Crer com Romeiros acontece nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de junho e 1° julho, no Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na GO-060, mantido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Governo de Goiás e Prefeitura de Trindade.
Segundo o gerente de Reabilitação Física e Visual do Crer, Eduardo Carneiro, durante os principais dias de movimento da Romaria, o Crer estará com uma equipe de profissionais realizando aferição de pressão arterial, orientações de prevenção de lesões relacionadas a longas caminhadas, sessões de alongamento, medição de glicemia e curativos. "Em longas caminhadas como essa, os romeiros podem apresentar dores nas articulações, desidratação, lesões na pele e alterações metabólicas. Para dar suporte aos fiéis, organizamos equipes compostas por enfermeiros, educadores físicos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem para atender os devotos que passarem pelo Centro de Apoio ao Romeiro", disse.
O gestor destaca que o projeto Crer com Romeiros, iniciado em 2018, já atendeu mais de 7,5 mil pessoas durante a Festa de Trindade. "Para nós, do Crer, unidade gerida pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados - Agir, participar de uma festa tão grandiosa como voluntários é motivo de orgulho. Fazemos parte de uma instituição que tem como propósito cuidar de vidas, e trazer esse projeto para o CAR é aproximar esse propósito de pessoas que não são nossos pacientes, mas que podem conhecer de perto o cuidado e o amor que empenhamos diariamente em nossas atividades enquanto unidade de saúde pública", afirma Eduardo.
Cuidados para longas caminhadas
Eduardo alerta para cuidados importantes antes de iniciar a caminhada rumo à Trindade. "É importante se preparar bem no dia anterior, fazer refeições leves, ter uma boa noite de sono. No dia da caminhada é importante optar por calçados adequados e confortáveis, se optar em fazer o trajeto durante à noite é preciso estar atento para agasalhos e durante o dia, fazer uso de chapéu/boné e protetor solar". Além disso, o fisioterapeuta reforça para que, ao longo do trajeto, o romeiro faça pequenas paradas para se alongar, se hidrate e opte pela ingestão de alimentos leves. "Em caso de exaustão física, interrompa a caminhada e peça ajuda", alerta.
Serviço:
Crer com Romeiros
Datas e horários:
23/6 - 18 às 22 horas
24 e 25/6 - 7 às 11 horas e 18 às 22 horas
29 e 30/6 - 18 às 22 horas
1°/7 - 7 às 11 horas e 18 às 22 horas
Local: Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na GO-060
Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação e Marketing do Crer