Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Catalão: Vereador Jair Humberto tem seu Projeto "Maio Furta-Cor" aprovado

O Projeto visa destacar a necessidade de atenção com a saúde mental das mães catalanas e mobilização pela saúde materna

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Ivone Rodrigues e Fotos: Arquivos Carlos Duarte em 26/06/2023 às 07:56:36

A 23ª Sessão Ordinária de 2023, trouxe à tona, através de um projeto de autoria do vereador e presidente da Câmara de Municipal de Vereadores de Catalão, Dr. Jair Humberto da Silva (SD), um grande gargalo na Saúde Pública: a atenção especial a saúde mental das mulheres que se tornam mães, foi colocado em votação o Projeto de Lei número 43/2023, para a criação do "Maio Furta-cor", que tem como objetivo, levantar essa construção da mobilização em prol da saúde materna.

Dr. Jair Humberto destacou que tomou conhecimento da luta feita pela Dra. Samara Pazeta que é psicóloga e tem como bandeira a saúde materna. Neste sentido apresentou os pontos por eles levantados para a criação do Projeto: "Esse Projeto de Lei, de minha autoria, quando por ocasião da1ª votação, disse aos colegas vereadores que, no ato da 2ª votação, traria mais informação para auxilia-los na votação. E por isso hoje, convidei a Dra. Samara, que é especialista no assunto e nos ajudou na criação do Projeto, para falar do "Maio furta-cor", dedicado a ações de conscientização e incentivo aso cuidados e promoção da saúde mental materna! É preciso ter uma atenção especial. Realmente, preciso confessar o tamanho da minha ignorância a respeito desse tema. Parece que, algo tão importante, fica fora do radar da gente. Pensamos que, se acontece, acontece longe da gente. Mas, a partir do meu primeiro contato com a Dra., que tem tanto conhecimento do tema, me abriu a visão e comecei a me dedicar em estudar sobre o assunto e percebi o quanto era ignorante, nessa causa. E ver o quanto temos que chamar a atenção das autoridades para que possa ser criada uma politica publica com o objetivo de coibir praticas como tantas que geram dentro do tema!".

Dra. Samanta começou agradecendo a atenção do legislador autor do projeto pela atenção dada a causa: "Agradecendo a todos pela oportunidade, peço licença para agradecer de forma especial ao Dr. Jair Humberto pela oportunidade e companheirismo. Desde que apresentei a ele o projeto ele sempre foi muito aberto, contribuiu e estamos construindo juntos!".

Ela também apresentou dados que impressionaram os parlamentares e o público presente: O "Maio Furta-cor" surgiu em 2021, bem no auge da pandemia, em que começamos a ter números que já eram altos, e se tornaram insuportáveis, de adoecimento mental materno. E muitas vezes, por mais que seja um trabalho que todo mundo aqui viu, participou ou foi cuidado por uma mão, ainda sim é um trabalho invisível e pouco valorizado e que pode adoecer! Por isso digo que devemos criar o "Maio Furta-cor" porque precisamos dar visibilidade urgentemente a saúde materna, talvez a resposta esteja nas: 830 mulheres que morrem por complicações no parto; 34 mulheres por hora, uma a cada dois minutos, por esse motivo; mulheres pretas morrem três vezes mais; jovens e adolescentes tem um altíssimo número de complicações e mortes por complicações no parto e pós parto. Temos o dobro desse número de mulheres que morrem por suicídio. A maioria dessas mortes poderiam ter sido evitadas, com cuidados antes, durante e depois do parto. Quando consideramos o numero de mulheres que criam seu filhos sozinhas, é alarmante, sendo mais 11 milhões de mães responsáveis pela criança de seus filhos. As mulheres trabalham mais de 60 horas semanais não remuneradas, ou seja cuidam dos afazeres de casa, podem não ser remuneradas, mas estão trabalhando. As nossas mães estão exaustas, sobrecarregadas e pedindo socorro em vários campos de sua vida! E meu convite é: Vamos cuidar de quem sempre está cuidando de todo mundo!".

No final da fala da psicóloga, o presidente concluiu: "Espero muito que seja efetivada essa Lei. O pioneirismo custa, você ser o que puxa a fila. Espero Dra. Que você tenha essa sabedoria, perseverança e fé, para que veja florescer o resultado dessas ações. Sou do tipo de pessoa que acredita que o ser humano acorda com o desejo de praticar o bem, sabemos que alguns fazem a curva, mas a maioria tem esse objetivo que é fazer o bem!".

As discussões sobre o projeto foram abertas pelo Vereador Helson Barbosa de Souza - Caçula (MDB) que destacou a importância do Projeto e indagou a efetivação dos Projetos que já foram aprovados, como citou um de sua autoria: "Parabenizar o presidente pela grande importância do Projeto. Fico feliz em ver projetos assim sendo aprovados, mas também preocupado, porque, fiz um projeto em 2017, nesse sentido: " Janeiro Branco" para falar sobre a saúde mental da nossa população, mas não vi nada acontecer. Então espero que a Comunicação da Prefeitura e também a Secretaria de Saúde que olhem com atenção, essas campanhas. E que se for reaberto o materno que tenham psicólogos, atuando de fato, antes, no parto e pós-parto para essas mães. E peço desculpas a Secretária se houver esse tipo de ação, mas, se há, não há a uma divulgação, em torno disso!".

O vereador Gilmar Antônio Neto (PODE), destacou o olhar diante do novo, os novos pontos necessários proporcionar qualidade de vida das pessoas, e, em especial, das mães que passam por tanta exaustão com os dias acelerados da atualidade: "Uma longa jornada é feita com o primeiro passo. E a Dra. Samara, deu esse primeiro passo, em relação aos cuidados da saúde mental das mães. Precisamos fazer com que, as politicas públicas sejam, efetivamente, implementados para todos, mas principalmente, nessa luta que é encampada pela Dra. e também por você presidente a a quem parabenizo pela propositura. Um assunto novo, que requer esse entendimento, e, essas mudanças são necessários para dar melhor qualidade de vida para o ser humano e para as nossas mães catalanas!".

Um elo. Essa é a forma que a vereadora Rosangela Santana Ferreira - Rosangela da ADISGO (PSDB), vê o trabalho realizado pela Dra. em prol da saúde mental da mães. E pede que ela tenha esse espaço através do Projeto que elogiou Dr. Jair Humberto, por coloca-lo em votação: "Quero parabenizar o presidente pela criação do Projeto de Lei, e, também a Dra. Samara pela brilhante explanação. Estava conversando com o presidente, trocando ideias, sobre não saber do tamanho do déficit de mães que não são acolhidas, e que, levam tantas mulheres a morte. Se puder ser útil, estou a disposição, não apenas como vereadora, mas como mulher e mãe que sou!". Sabemos o quanto é difícil a vida da mulher em casa, no trabalho, muitas estudam, cuidam da administração da vida escolar dos filhos. E com essa reabertura do Materno Infantil, a Dra., possa ser esse elo com essa causa tão importante e tenha essa abertura para que aja acolhimento e esse Projeto que desejo, colha grandes frutos!".

Um dos vereadores que não desprendeu o olhar da fala da Dra. Samara, foi Cleuber Vaz (PODE), que parabenizou a profissional e também ao presidente. E colocou sua surpresa diante dos números de situações enfrentadas por mães, em especial as solos, que o surpreendeu: "Muitas vezes a gente deixa passar batido, como muitas outras coisas, na vida. Viajei no discurso da Dra. Samara, e, como é bom poder estar aqui podendo votar um projeto como esse, a quem aproveito apara parabenizar o nosso presidente por cria-lo e nos apresenta-lo. Ao ver a carga positiva que, a Dra., tem em sobre o assunto, ver uma situação diferente, porque, até então, ninguém levantou essa bandeira. Ver seu amor pela causa, me faz acreditar que, como meus olhos se abriram, que ele possa abrir os olhos de todos, e, deixar de ser um assunto desconhecido ou adormecido.! Vendo os dados de tantas mães que cuidam sozinhas de seus filhos, não a como não lamentar a postura de homens que não assumem a responsabilidade em ser pais. Por isso tenho certeza que se unir força, colocar em ação o seu trabalho Dra. , somado a esse projeto do presidente, com a nossa união e de todos, muitas coisas grandes poderão acontecer na vida dessas milhões de mães!".

O vereador Cláudio Lúcio Rodrigues - Kaká dos Animais(Republicanos), ressaltou todas as falas, destacando um outro fator com um numero lamentável: o de mulheres demitidas por se tornarem mães: "Quero parabenizar o presidente pela possibilidade de, através desse projeto, abrir novas janelas para todos nós. E a Dra. Samara, peço a Deus que, lhe conceda forças para que jamais desista desse projeto. Precisamos fazer nascer no meio da comunidade e das autoridades, a importância desse olhar, sobre aquelas que abdicam de tantas coisas, porque colocou no mundo um ser, e a mãe deixa muitas vezes de ter qualidade de vida, por não ter suporte para isso. Estava analisando aqui que, 50% das mulheres, são demitidas e sendo forçadas, na maioria das vezes abandonar suas carreiras, aos se tornar mãe. Temos que, sim, dar mais condições a essas mães. Nós esquecemos que elas tem, uma vida tumultuada com infinitas tarefas e com isso, ficaram abaladas, sobrecarregadas e nós temos que juntar essa casa e fazer um "Maio furta-cor" de verdade. Porque de uma coisa, não temos dúvida: a mãe é a criatura nesse mundo, que é mais próxima de Deus!".

O projeto que já havia colocado em 1ª votação, foi aprovado por unanimidade em 2ª votação, sendo encaminhada para sanção do executivo.


Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club