Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Ronaldo Caiado, em entrevista no J10 da Globo News: "Estou discutindo algo que acho extremamente grave, que é a perda da independência e autonomia dos entes federados"

Com agenda em Brasília para debater texto da Reforma Tributária que tramita no Congresso, governador de Goiás avalia, em entrevista à GloboNews, que modelo apresentado não simplifica o sistema e vai sobrecarregar contribuinte

Por Redação, Carlos Duarte - Informações: João Lemes Faleiro e Fotos: Júnior Guimarães em 05/07/2023 às 18:18:07

A necessidade de priorizar o cidadão, que consome e terá sua vida financeira impactada com a proposta da Reforma Tributária, é o centro do debate levantado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Em entrevista para a GloboNews, na noite desta terça-feira (04/07), em Brasília, o chefe do Executivo goiano expressou preocupação com a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), previsto no texto que tramita na Câmara dos Deputados, sobrecarregando itens básicos como a cesta básica. "O salário do cidadão não vai acompanhar o reajuste", avaliou.

Contrário ao conteúdo da reforma, o governador avalia que o modelo tributário é complexo e começa da forma errada. "Não vai simplificar", acrescentou Caiado ao alertar sobre a transição, um processo que deve se prolongar por cerca de 10 anos e que deveria ser testado com as receitas da União. O gestor goiano concentra agenda em Brasília nesta semana para acompanhar a votação da matéria no parlamento e dialogar com deputados sobre os riscos de se manter o projeto como está.

"Se já é um emaranhado a legislação hoje, você vai misturar outros", afirmou com base na ideia de criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), parcela da União, e do Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS), proposto para unir ICMS e ISS, cobrados pelos estados e municípios, respectivamente. "Vai tirar a decisão dos gestores eleitos sobre incentivos e acarretar perda de investimento", alertou. A Secretaria de Economia de Goiás estima a saída de, pelo menos, 700 grandes empresas do estado com a aprovação da Reforma.

Centralização

Dentro da nova tributação, a proposta é que a arrecadação advinda do IBS seja gerida pelo Conselho Federativo, composto por representantes de estados e municípios com um presidente indicado. "É algo que realmente espanta todos nós", declarou Caiado. "Estou discutindo algo que acho extremamente grave, que é a perda da independência e autonomia dos entes federados. Isto para mim é intocável", frisou, ao citar que a medida fere a cláusula pétrea do pacto federativo, atribuindo a um conselho poder financeiro superior ao dos gestores eleitos pela população.

Para o governador é importante também não perder de vista os resultados negativos em outros países que adotaram o mesmo modelo. "É um erro que aconteceu com o México. Em 1981, implantaram o IVA", exemplificou. "Na projeção que foi feita o México cresceria em torno de 3% ao ano. Está crescendo menos que 1%", lembrou.

Em Goiás o prejuízo já é previsto. O próprio vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, admitiu que a receita do Estado, que está em pleno crescimento, vai cair. Caiado foi incisivo na defesa da economia goiana. "O Brasil cresce 2,9% e Goiás cresce 6,6%. Vão frear nosso desenvolvimento", destacou.

O governador reforçou que a discussão da reforma é importante, o problema é o conteúdo: "Ninguém é contra o conceito de reforma, o que está proposto é que é uma intransigência. Não é por aí que vão conseguir mudar o Brasil para melhor. Aliás, se o foco é esse, deveríamos priorizar o debate sobre educação".





Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários