Após um ano de preparação, foi apresentada a marca turística de Cristalina, que agora é oficialmente um destino reconhecido para receber turistas do Brasil e de todas as partes do mundo.
A ideia foi colocada em prática por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae Goiás, que investiram, juntos, R$ 700 mil, para que o trabalho fosse desenvolvido em 12 meses pela empresa Secullos Tour Soluções em Turismo, comandada por Tatiana Fernandez, expert da área e uma das melhores técnicas do país quando o assunto é turismo.
Para o prefeito Daniel Sabino Vaz, que desde 2017 apoia o turismo e tem diálogo aberto com o segmento, a vocação de Cristalina para oferecer oportunidades está comprovada mais uma vez. "Com os empresários, artesãos e garimpeiros que querem se aperfeiçoar em suas atividades, não tinha como a Prefeitura ficar de fora. E é por isso que demos total apoio desde o início a este projeto, que foi muito bem conduzido pelos técnicos e desenvolvido a várias mãos, com a finalidade de multiplicar as oportunidades", disse o prefeito em pronunciamento no evento que foi realizado para dezenas de pessoas no auditório do Sebrae, em Goiânia, no último dia 11 de julho.
Daniel ainda destacou a parceria com a Câmara Municipal, presidida por Gilmar de Oliveira Matos, que tem garantido, com os seus pares, a aprovação e a execução de projetos relevantes para Cristalina, como este do turismo.
Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae, avaliou como altamente positivo o trabalho da consultoria e agradeceu ao prefeito Daniel pela parceria. "Cristalina é um município de grande projeção no estado e no Brasil, mas com o turismo a ser praticado a partir de agora, de forma profissional, a cidade será mais competitiva e ganhará novos investidores e nós estamos gratos e felizes por participar", disse, em entrevista. Vale ressaltar que Cléber Chagas, gerente regional do Sebrae, e Woloson Felipe, gerente de projetos de turismo, representaram a instituição durante todo o processo e garantiram que o apoio aos empreendedores do setor não para, mas continua.
Em Cristalina, no dia 13, o evento aconteceu na AABB, que recebeu 250 pessoas para conhecerem o projeto e se deliciarem com apresentações artísticas, históricos depoimentos em vídeo e exposição de peças e artesanato trabalhados com o cristal. Donos de hotéis, pousadas e restaurantes, artesãos e garimpeiros, além de muitas outras pessoas ligadas ao setor e envolvidas no projeto, se maravilharam com o que foi construído em um ano de trabalho, pois o turismo é um setor que precisava ser alavancado de forma sólida no município.
"Esse trabalho fez a visão de todos se alargar e agora temos a oportunidade de realizar tudo aquilo que sonhamos, colocando em prática o nosso conhecimento e os nossos empreendimentos em favor do turista, que será recebido de forma altamente profissional", disse Eduardo Fernandes (Duda), presidente do Comtur e empresário, que é o dono da RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural que abriga todo o complexo Chapéu do Sol.
É importante frisar que o turismo em Cristalina não começou agora, mas o que se buscou desde o início da atual gestão, foi o reposicionamento da atividade, com apoio a todas as iniciativas do atuante Conselho Municipal de Turismo, realizadas através de estudos, pesquisas e consultorias, até chegar neste momento.
"Esse trabalho, que envolveu dezenas de pessoas, veio para formatar toda a cadeia, para dar ao turista a oportunidade de apreciar e conhecer os nossos atrativos, focado em três situações: experiência, contemplação e exclusividade", disse a secretária municipal de Turismo, Luciana Passos.
"Com este trabalho e o envolvimento de 20 empreendimentos, passamos a oferecer toda a diversidade que o turismo pode ofertar com o cristal lemuriano, belas paisagens, gastronomia, degustação, banho de florestas, enfim, o projeto Cristaline-se veio com a finalidade de mostrar o que temos de melhor para o turista", disse a entusiasmada Luciana, que em todas as suas falas fez questão de parabenizar e agradecer ao prefeito Daniel pelo privilégio de ser a secretária da pasta em momento tão importante para o segmento.
Na imagem da marca "Cristalina", os mais atentos poderão observar que estão representados vários símbolos da cidade, como o cristal, a pedra Chapéu do Sol, cachoeiras e a Festa do Divino, dentre outros.
Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Prefeitura de Cristalina