Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Programa Goiás Social é exemplo de política pública para combater extrema pobreza

Gabinete de Políticas Sociais e OVG vão ser referência para programas sociais de Feira de Santana, na Bahia. Primeira-dama Gracinha Caiado recebeu secretário de Desenvolvimento Social do município nesta segunda-feira (17/07) para apresentar ações realizadas

Por Redação, Carlos Duarte - Informações: Denyse Parreira e Fotos: André Costa em 17/07/2023 às 19:04:02
Gracinha Caiado recebeu o secretário de Desenvolvimento Social de Feira de Santana na manhã desta segunda-feira (17/07); Goiás Social vai ser modelo para município baiano no atendimento de pessoas em

Gracinha Caiado recebeu o secretário de Desenvolvimento Social de Feira de Santana na manhã desta segunda-feira (17/07); Goiás Social vai ser modelo para município baiano no atendimento de pessoas em

Os resultados conquistados na área social, pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, já são referência para outros estados e municípios do país. A presidente de honra da Organização das Voluntárias do Estado de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, recebeu o secretário de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (BA), Denilton Pereira, para mostrar como o programa tem reduzido o número de pessoas em extrema pobreza em todo o estado. O encontro foi na manhã desta segunda-feira (17/07) no palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

A reunião é realizada depois da visita do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, a Goiás, quando teve a oportunidade de conhecer os resultados positivos do programa do governo estadual e que, agora, serão levados como exemplo para a cidade baiana.


Para Gracinha, os frutos do Goiás Social são de uma gestão que se preocupa com quem vive em vulnerabilidade e trabalha para que o ciclo da pobreza seja quebrado e que todos tenham acesso a uma vida digna. "Chegar em quem mais precisa, sem deixar ninguém para trás. Esse é o foco do Goiás Social. Quando entra o programa social, você muda a economia de uma cidade toda, não só a pessoa que recebe o benefício, mas todos são beneficiados", enfatiza.


Para Denilton Pereira, os resultados comprovam a preocupação do governo com quem realmente precisa. "Fiquei muito impressionado com o trabalho feito em Goiás, é um desafio muito grande trabalhar essas políticas públicas, sabemos que não é fácil e vocês conseguiram muito bem fazer com que todos estes projetos caminhem. Com certeza, levarei essa experiência para a minha cidade baiana", elogiou o secretário.


A primeira-dama também fez questão de destacar que, para receber os benefícios, é preciso uma contrapartida por parte de quem é contemplado. É o caso, por exemplo, do Programa Universitário do Bem (ProBem), em que o aluno tem a frequência na faculdade monitorada e, em caso de faltas, deve justificar o motivo. "Fazemos todo esse trabalho para que o cidadão possa andar com as próprias as pernas e tenha todas as ferramentas necessárias parar deixar a situação de pobreza de forma sustentável", salientou.

Gracinha ressaltou ainda os três eixos que fazem com que o programa gere resultado. O primeiro deles é o emergencial, que atende de forma imediata famílias em situação de pobreza, especialmente no combate à fome. O segundo é o protetivo, que constitui em ações que garantam segurança de renda, moradia e proteção infantil. O terceiro é o emancipatório, com programas de incentivo à formação estudantil e qualificação profissional. "É por meio dele que vamos conseguir fazer com que todos consigam sair dos programas sociais e garantir uma vida plena, digna, e que alavanque o mercado de trabalho", destaca a primeira-dama.

Atualmente, dezenas de programas sociais estão inseridos no eixo do Goiás Social, que funciona como um guarda-chuva, com recursos voltados à população de baixa renda, dentre eles, o NutreBem, Dignidade menstrual, Aquecendo Vidas, Nordeste Solidário, Mães de Goiás, Aluguel Social, Família Acolhedora, Dignidade, Restaurante do Bem, Aprendiz do Futuro, Probem, Bolsa Estudo, Crédito Social, PAA Goiás e Goiás por Elas.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), Wellington Matos; o secretário da Retomada, César Moura; e a diretora de Unidades Socioassistenciais da OVG, Roberta Wendorf. Ainda na tarde desta segunda-feira (17/07) o secretário baiano vai conhecer de perto o Restaurante do Bem, o Banco de Alimentos da OVG e a sede do mais empregos, no centro de Goiânia.



Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club