Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Anhanguera realizará 1ª Edição do Festival do Limão Taiti

O sonho do prefeito Marcelo Paiva em criar uma iconografia para cidade começa a ser consolidado

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Ivone Rodrigues e Imagens: Arquivos Carlos Duarte em 18/07/2023 às 13:07:21

Entre projetos cadastrados, dos 246 municípios goianos, em edital da Agência de Turismo do Governo de Goiás - Goiás Turismo, 10 foram os comtemplados para a realização de festivais, entre elas, a menor cidade goiana: Anhanguera, que realizará a 1ª edição do " Festival do Limão Taiti".

O projeto foi idealizado pelo prefeito do município Marcelo Martins de Paiva (MDB) que tem como objetivo projetar o nome da cidade para o país, como a terra do Limão Taiti. E para isso tem trabalhado desde o seu primeiro dia de gestão para alcança-lo, entre as ações já realizadas está a distribuição gratuita de milhares de mudas de limoeiros, muitos destes, já começam a dar frutos. Assim como a realização de eventos direcionados a exposição e comercialização de produtos direcionados ao fruto de sua iconografia. Sobre como surgiu a ideia de realizar o Festival do Limão Taiti, o prefeito relembra:


"Fui a uma feira, na cidade de Goiandira com meu filho, o querido Murilo Paiva, e lá compramos uns limões taiti e percebemos, naquela época que era R$ 7 o quilo. Pegamos sete frutos e deu exatos R$ 7. E naquele momento orientando ele sobre alguns pontos da economia, constatamos que, cada limão, tinha o custo de R$1. Tendo um pé do mesmo limão no quintal do nosso escritório, que é sempre muito saudável, frondoso e que dava limão o ano todo, vi ali, naquela situação uma inspiração, em relação a nossa cidade, baseando que, muitas cidades possuem suas iconografias e através delas, realizam grandes conquistas. Posso usar aqui em Goiás, a cidade de Uruana que é conhecida como a "Terra da Melância"; Nerólopolis a "Terra do Alho; Crixás a "Terra do Pequi, entre tantas outras, e, assim nós anhanguerinos, estamos criando a nossa iconografia!".


Elevar a autoestima de seu povo através do desenvolvimento do município esse é o objetivo principal da realização do evento, segundo o gestor: "O principal objetivo do projeto do "Festival do Limão Taiti" é justamente colocar em destaque o município nessa questão da iconografia. Sobre tudo com isso, vamos gerar emprego, renda para a nossa comunidade que estará empenhada em comercializar os produtos ligado ao Limão Taiti, atraindo também turistas e assim aquecer o comercio local, nossos: restaurantes, pousada, padaria, armazéns, ou seja, valorizar e evidenciar a autoestima de um povo!".


Através do projeto aprovado, o município será comtemplado com o valor de R$ 242 mil para investir na estrutura do Festival. Em relação a conquista desse primeiro incentivo, Paiva faz uma retórica de como tomou conhecimento do incentivo?

"Estive na "Festa da Mandioca", em Bela Vista, município que produz mandioca há mais de 50 anos, e que, através dela é produzido vários itens, inclusive, polvilho que é muito muito famoso. E quis conhecer a história e a estrutura do evento. O evento é realizado pela Prefeitura que tem hoje como gestora, a prefeita Narcia Kelly. E lá encontrei o presidente do Goiás Turismo, Fabricio Amaral, que me alertou sobre abertura de edital para realização de festivais. E desde então, fiquei atento e, assim que abriu, nos inscrevemos, e, dos 246 municípios, 10 foram selecionados, onde para nossa alegria, ficamos na pontuação dos critérios, em 5º lugar. Participamos concorrendo com cidades de grande potencial turístico, como: Alto Paraíso que já é muito famosa por realização de festivais, a famosa "Terra dos Extraterrestres"; Rio Quente e Caldas Novas com os festivais das águas quentes e Corumbá de Goiás que é famosa pelas cachoeiras e também tem uma fama pelo potencial turístico. E garanto, agora que estamos entre elas, vamos fazer bonito!".

Paiva destaca que o desejo dele vai além de o desenvolvimento apenas de Anhanguera, mas de todas as cidade adjacentes, tanto no projeto da produção do limão, como também em suas iconografias: "O nosso desejo é que não fique apenas em Anhanguera, mas que também as cidades vizinhas, entrem nesse nosso projeto da iconografia, inclusive, muitas mudas de limão taiti, já estão plantadas nos município de Goiandira e Cumari, então por que não transformar toda região, não somente uma cidade na cidade do limão taiti, mas a região com a do limão taiti. Mas também ir além, contribuir com esse desenvolvimento das outras cidades irmãs, que aqui estão por perto com suas próprias potencialidades, como o exemplo: Goiandira que tem essa potencialidade dos grandes carnavais, tem forte apicultura e está sendo pesquisar para fábrica de porcelanas porcelana; Cumari que o próprio nome já leva ao nome da pimenta cumari, então porque também não fazer na cidade uma de com maria o festival da pimenta, e, Nova Aurora que é famosa por mais de meio século pelas pingas de engenho Zacharias e com seus saborosos queijos. Queremos fazer tudo isto, oportunizar também essas potencialidades das outras cidades, através de espaços que serão dados a elas no nosso Festival".

Ele adianta sobre o período, cronograma estrutural e de atrações que irão compor o Festival: "Teremos um cronograma intenso para o nosso "Festival do Limão Taiti", irá começar no final de outubro e se estenderá até o dia 05 de novembro. Dentro desse cronograma teremos um dia de campo, também teremos um passeio ciclístico nas trilhas do limão, teremos atrações musicais e já estamos em negociação com os artistas e bandas. Tudo isso também regado com stands de vendas de produtos ligados ao artesanato do nosso limão taiti e também deliciosas i. É gigante, não há dinheiro que pague essa satisfação. E essa alegria então a gente agradece sobre tudo a Deus por nos proporcionar essa oportunidade da gente fazer um pouquinho de para a nossa gente, essa gente que acreditou junto comigo nesse sonho. Pois, daqui algum tempo o prefeito Marcelo Paiva vais passar e essa riqueza que é uma iconografia forte, permanecerá para as futuras gerações e contribuirá para o crescimento e desenvolvimento de Anhanguera. Por isso, hoje, com ainda mais firmeza, afirmo: "Quem acredita, sempre alcança!".

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club