Na tarde desta segunda feira (31/7), marcou a cerimônia de posse do novo procurador de Justiça do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Dr. Fernando Krebs. O evento foi realizado no auditório da sede do MP-GO, no Jardim Goiás, e contou com a participação de autoridades, integrantes do Ministério Público, representantes de entidades da sociedade civil e convidados.
Em sua fala de boas-vindas ao novo integrante do Colégio de Procuradores, o procurador-geral de Justiça Cyro Terra Peres enfatizou algumas das virtudes que enxerga em Fernando Krebs: coragem, bom ânimo, a capacidade de encarar desafios, e de se destacar no que faz. Sobre a coragem, o procurador-geral salientou: "Vossa Excelência a demonstrou (coragem) em todos os quadrantes de sua vida. Demonstrou quando a realidade lhe sorriu e demonstrou quando a realidade lhe bateu a porta. Numa época de tanto relativismo, Vossa Excelência é mais uma demonstração de que o Ministério Público não pode nunca trocar o que é certo pelo que é fácil".
No discurso, Cyro Terra Peres também pontuou o momento propício em que o novo procurador chega ao colegiado. Na sua avaliação, Fernando Krebs assume o cargo num tempo favorável, em que a atuação em segundo grau do Ministério Público ganha importância e relevo, diante do crescimento do número de causas que alcançam o Tribunal de Justiça. "Daí, a importância imprescindível do papel dos procuradores de Justiça para sustentarem junto àquela corte a visão do Ministério Público a respeito das causas e para trazer segurança jurídica, bem como apoiar a atuação dos promotores de Justiça", sustentou. Para qualificar essa atuação, ponderou, é necessária a experiência de quem chega, com uma carreira construída como a do empossado.
Em seu discurso de posse, Fernando Krebs reafirmou o compromisso do órgão ministerial com a defesa dos interesses da sociedade goiana e reforçou a importância da convergência de esforços entre os poderes. "Depois de 31 anos, chegamos ao último degrau da carreira no Ministério Público e vamos continuar defendendo a aplicação da lei, sempre em harmonia com as instituições", disse o novo procurador.
A gratidão pela jornada construída no Ministério Público e no Estado de Goiás foi destacada por Fernando Krebs, que é gaúcho, em seu discurso de posse. "Gratidão é a palavra que resume o meu sentimento hoje. Gratidão por tudo, gratidão por todos. Gratidão pela oportunidade que o Ministério Público de Goiás me deu de trabalhar por ele, de aprender com ele. Gratidão aos goianos que me acolheram, de forma hospitaleira. Gratidão aos meus colegas, promotores e procuradores de Justiça, com os quais eu venho ombrear, venho somar", sublinhou.
Neste espírito, fez questão de agradecer nominalmente a várias pessoas que conheceu e com quem conviveu nesta trajetória, desde quem o acolheu logo no início da carreira, em Rio Verde, como o procurador Vinicius Jacarandá Maciel, a advogados, magistrados, parlamentares, agentes públicos, até os servidores do MP que o acompanham desde que chegou a Goiânia. Mas o agradecimento especial e mais emocionado foi dedicado à família: sua esposa, Ana Cristina, e os filhos Arthur e Isabella. "Tudo o que conquistei – respeito, consideração, prestígio –, eu devo ao Ministério Público, eu devo a Goiás e destino à minha família", reforçou. Como reconhecimento ao papel da família, Krebs entregou um buquê de rosas à esposa.
Fortalecimento
Krebs destacou ainda que, recentemente, atuou na defesa da ordem tributária e que a gestão do prefeito Rogério Cruz fortalece o diálogo entre as instituições. "Trabalhei diretamente com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Finanças, que está fazendo um excelente trabalho por Goiânia. Com harmonia entre as instituições e, como goianienses que somos, queremos que a nossa cidade continue sempre se desenvolvendo", pontuou.
"O Ministério Público do Estado e Goiás tem uma atuação imprescindível para a garantia dos direitos dos cidadãos e para a promoção de uma sociedade mais justa. Tenho certeza que esta nova etapa da trajetória profissional do doutor Fernando Krebs será marcada pela busca incansável do bem comum e para o fortalecimento do Estado de Goiás", afirmou o prefeito de Goiânia Rogério Cruz
Rogério Cruz ressaltou, também, a importância da união entre os poderes, que devem atuar com "ética, transparência e dedicação ao serviço público". "Quando as instituições atuam em conjunto, o Estado garante o equilíbrio e a harmonia essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Por isso, vamos seguir, juntos, buscando soluções que levem progresso e justiça social às famílias goianas", acrescentou.
O evento contou ainda com a presença do procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres; do secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves; do presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres; do ex-governador de Goiás, Irapuã Costa Júnior;coronel Renato Brum, representando o governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim, representando a Assembleia Legislativa; o ex-governador Irapuan Costa Júnior; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado, Lúcio Flávio de Souza; o deputado federal José Nelto; os deputados estaduais Eduardo Prado e Mauro Rubem; o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim de Castro; o procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCM, Henrique Pandim; o assessor especial Euler Morais, representando o vice-governador Daniel Vilela; o presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, e o presidente do Sindicato dos Servidores do MP, Gilclécio Campos, além de parlamentares goianos.