Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Anhanguera: Secretaria Municipal de Saúde promove exames de prevenção e controle do diabetes

Por Redação, Carlos Duarte em 19/08/2023 às 16:44:21

A Secretaria Municipal de Saúde de Anhanguera realizou na manhã deste sábado (19/08), exames de detecção de hemoglobina glicada, na Unidade de Saúde Sebastiana Rosa de Jesus - Sebastiana Nuta. Os exames visam o diagnóstico precoce e encaminhamentos necessários dos casos que apresentarem resultados alterados. O teste será totalmente gratuito. A ação visa detectar e controlar o diabetes em todas as faixas etárias.


Qualquer pessoa pode fazer o teste totalmente gratuito. Foi necessário apenas apresentaram as 7 da manhã em jejum. O exame de glicemia é realizado a partir da coleta de sangue e o resultado é processado por laboratório. Participam da ação auxiliares de enfermagem da Secretaria de Saúde.


O diagnóstico precoce permite a intervenção imediata no controle da doença e permite melhor qualidade de vida ao paciente. Diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento da glicemia (açúcar no sangue), causada pela deficiência na produção ou incapacidade da insulina de exercer suas funções.

O diabetes é considerada uma epidemia mundial. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade, são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, o número de portadores da doença em todo o mundo era de 177 milhões em 2000, com expectativa de alcançar 350 milhões de pessoas em 2025. O diabetes cresce mais rapidamente em países pobres e em desenvolvimento e isso impacta de forma muito negativa devido à morbimortalidade precoce que atinge pessoas ainda em plena vida produtiva.

A expectativa de vida é reduzida em média em 15 anos para o diabetes tipo I e em 5 a 7 anos na do tipo II; adultos com diabetes tem risco 2 a 4 vezes maior de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral; é a causa mais comum de amputações de membros inferiores não traumática, cegueira irreversível e doença renal crônica terminal. Em mulheres é responsável por maior número de partos prematuros e mortalidade materna.

No Brasil, o diabetes junto com a hipertensão arterial, é responsável pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações. Já existem informações e evidências científicas suficientes para prevenir e/ou retardar o aparecimento do diabetes e de suas complicações.

Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes atinge todas as faixas etárias, inclusive a mulher grávida, sem distinção de sexo, raça e condições sócioeconômicas. Trata-se de uma doença de alta prevalência, que requer vários procedimentos para o seu controle. Quando bem controlada evita complicações agudas e crônicas. Para seu controle é necessário o trabalho de equipe multidisciplinar.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club