Sob uma recepção de mais de 10 mil pessoas no Centro de Goiânia, o prefeito Rogério Cruz participou das comemorações do 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. O evento, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e do sub-comandante de Operações Especiais do Exército Brasileiro em Goiânia, coronel Rui Martins da Mota, celebrou o Bicentenário da Independência do País.
O ponto alto das comemorações foi o desfile cívico-militar realizado na Avenida Tocantins, no Setor Central, com o palanque montado em frente ao Teatro Goiânia. A Banda da Guarda Civil Metropolitana executou o Hino Nacional, enquanto diversos grupos desfilaram, percorrendo o trajeto da Praça Cívica até a Rua 4. Participaram do desfile membros do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Penal, Polícia Técnica Científica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de alunos de escolas militares, municipais e estaduais, com suas bandas marciais.
Devido à pandemia da Covid-19, o último desfile promovido pela Prefeitura de Goiânia havia ocorrido em 2019. O prefeito Rogério Cruz expressou sua alegria em retomar um evento tão significativo. "Esse evento não é importante apenas para o Brasil, mas também para Goiânia, pois reúne a família goianiense como um todo. O desfile de 7 de Setembro representa um momento único de celebração da pátria e de nossa identidade como nação. É uma honra participar deste evento e testemunhar o orgulho cívico de nossa cidade, que se une para celebrar nossa independência e os valores que nos unem como brasileiros", afirmou.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou sua missão de resgatar datas celebrativas que fortaleçam o orgulho dos goianos por seu Estado. "Nas escolas, as crianças estão aprendendo os símbolos de Goiás e do Brasil. Estamos resgatando nossas fanfarras e bandas musicais, aumentando o civismo de nosso povo", pontuou, ao comemorar o empenho das forças de segurança de Goiás e as unidades educacionais durante as apresentações do desfile.
O titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Zander Fábio, agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância de retomar um evento que não ocorria há 3 anos: "Foram três anos sem desfile devido à recomendação de evitar aglomerações durante a alta da Covid-19. Portanto, neste ano, preparamos uma grandiosa festa para celebrar esta data tão simbólica e importante para nós, brasileiros". Ele lembrou que Prefeitura de Goiânia ofereceu toda estrutura para as instituições que participaram do desfile, como transporte, água e lanche.
Emoção
Entre os espectadores emocionados, estava o capitão aposentado do Exército Brasileiro, Luíz Perine, de 87 anos, que reside no Centro de Goiânia há duas décadas. "Vendo os militares desfilarem, lembrei das muitas vezes que participei desse evento tão importante para o nosso País. Tenho muito orgulho de ser brasileiro e amo minha pátria, é muito difícil não me emocionar", disse.
Nara Rubia de Oliveira, moradora do Jardim América, também assistiu ao desfile cívico-militar de 7 de Setembro e expressou seu orgulho de ser brasileira. "É um momento de grande orgulho presenciar esse lindo ato de nossa cidadania. Além disso, é uma imensa alegria ver meu filho de 9 anos desfilar pelo Corpo de Bombeiros Mirim neste 7 de Setembro em Goiânia."
Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia