A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, entregou na tarde desta quarta-feira (18/10) 31 casas a custo zero para moradores de Córrego do Ouro, no Oeste goiano. Ao todo, foram investidos R$ 3,6 milhões por meio do Fundo de Proteção Social (Protege). Gracinha explicou que as moradias do programa Pra Ter Onde Morar - Construção se somam às outras políticas sociais, pensadas estrategicamente por orientação do governador Ronaldo Caiado, com o objetivo de romper o ciclo da pobreza nas regiões mais vulneráveis.
"Se não conseguirmos cuidar das pessoas que mais precisam, de nada vai adiantar nosso trabalho. Esse evento integra um conjunto de ações do Goiás Social que constroem uma cadeia de oportunidades para que as pessoas possam trabalhar e conquistar sua autonomia. Estamos no caminho certo", afirmou a primeira-dama, que também ressaltou a estrutura das casas. "Todo material e mão de obra usados são de primeira qualidade."
O vice-governador Daniel Vilela destacou o esforço da gestão estadual em atrair as construtoras para cidades pequenas. "As políticas habitacionais no Brasil são feitas para privilegiar as grandes cidades, por causa da grande demanda dessas regiões. O governador determinou a elaboração de um programa que atendesse os pequenos municípios e chegasse até as pessoas que vivem sem perspectiva de ter uma casa própria. O mais difícil de ser operacionalizado o Governo de Goiás está fazendo", salientou.
As moradias são destinadas a famílias inscritas no CadÚnico, que possuem renda de até um salário mínimo e que residem há pelo menos três anos no município.
Rosely Rodrigues da Conceição é uma das moradoras contempladas. "Não tenho palavras para dizer o tamanho da minha emoção. Só Deus para pagar o governador Ronaldo Caiado. Eu pedi menos e ele me deu o pacote completo", celebrou. De acordo com o prefeito de Córrego do Ouro, Murilo César, 60% da população do município é de baixa renda.
A iniciativa é executada pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). "O governador fez com que entregássemos as casas nas pequenas cidades, para que as pessoas não precisem procurar um lugar para morar em outra cidade. Isso é respeito e responsabilidade com o dinheiro público", afirmou Alexandre Baldy, presidente da Agehab. Ele também afirmou que o governador autorizou, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a construção de mais 4 mil casas a custo zero em todo o estado.
Parceria
O Pra Ter Onde Morar - Construção foi criado pela atual gestão em 2021. As casas do programa são construídas com 100% de recursos estaduais e contam com a parceria das prefeituras, que viabilizam o terreno e a infraestrutura. O prefeito Murilo César ressaltou o empenho do governador em atuar em conjunto com as prefeituras. "Tivemos um acordo para trabalharmos juntos e ele tem cumprido com o que prometeu para Córrego do Ouro", afirmou o gestor municipal ao agradecer o governador e a primeira-dama.
As casas têm área construída de cerca de 42 metros quadrados, com sala de estar, cozinha, dois quartos, banheiro, área de serviço coberta, quintal, acesso de pedestre cimentado e recuo frontal gramado. Com as entregas em Córrego do Ouro, o município agora conta com 81 casas construídas pelo Governo de Goiás. Ao todo, mais de 400 casas já foram entregues pelo programa.
Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás