Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Excesso de Velocidade Detran Fev 2024 1

Anhanguera: Réplica da Estação Ferroviária é inaugurada com a presença de centenas de pessoas

Nas festividades do aniversário de 70 anos do município, uma grande festa marcou a entrega da obra com homenagens, apresentação cultural e muitas supresas que emocionaram todos os presentes

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Ivone Rodrigues e Fotos: Mariana David / Edição: Lucas Machado em 30/10/2023 às 14:27:13

Na manhã da última sexta-feira (27/10), a histórica e turística cidade de Anhanguera viveu um momento muito especial: a inauguração da réplica da sede Estação Ferroviária, na Praça Humberto Ferreira Carvalho Alves. O município é uma referência na história da Rede Ferroviária e da região formação da forte "Estrada de Ferro", onde Anhanguera foi precursora, tendo nela a construção da primeira estação construída. E, entre as 12 cidades que compõem a Estrada de Ferro, a única que não havia a sede ou uma Réplica da Estação, era Anhanguera, que teve sede e trilhos emergidos nas aguas do Rio Paranaíba que margeia a cidade.


O prefeito Marcelo Paiva, que é filho e neto de Ferroviário e conhece muito da história da Estrada de Ferro, denominada assim pela importância da Ferrovia que cortava toda região sudeste, destacou a importância da ferrovia na vida de sua família: "Minha infância foi cercada por lindas memórias da Ferrovia, das Estações, por ver sempre, meu pai, Sr. Divino, embarcar e desembarcar. E sei que essas memórias fazem parte de muitos anhanguerinos, assim como de todas as famílias que, como eu, viveram parte dessa importante história".


Com esse desejo em resgatar tão importante parte da história da cidade, o prefeito que além de filho e neto de ferroviários, também é irmão de um engenheiro civil que atuou como funcionário da ferrovia, o gestor que também é engenheiro civil, sonhou e concretizou o sonho, entregando nas comemorações dos 70 anos de emancipação política do município, a réplica da Estação Ferroviária.


"Nós sonhamos muito com esse momento! Mesmo muita gente dizendo que não conseguiríamos, nós conseguimos e estamos tendo a felicidade em entregar esse presente a nossa amada gente de Anhanguera. E queremos com essa réplica, fazer com que a história não se perca e as novas gerações saibam a importância para nossa região, da ferrovia e dos ferroviários, que ficavam até seis meses sem receber, e continuavam trabalhando com o mesmo afinco!".

A cerimônia de inauguração que reuniu além do prefeito que estava acompanhado da primeira-dama Susana Franco, o filho Murilo Paiva, irmãos, cunhados e sobrinhos,; o vice-prefeito Flávio Pereira de Souza; os vereadores: Celmar Cardoso, Manoel Pereira Filho, Welton Silva, Wesley Mariano Borges, o presidente da Câmara Gabriel Miranda Barbosa; ferroviários e familiares de ferroviários, autoridades e lideranças de diversos municípios.


A secretária de Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Adelaine Meira da Costa, endossou os apontamentos do gestor e acrescentou: "Preparamos tudo com muito carinho para receber a nossa população para essa inauguração. Preparei tanta coisa para falar, mas a emoção não deixa. Mas como diz tão bem o nosso prefeito: "essa história deve ser mantida viva e levada a todas as gerações".


A Estação guardará recordações da cidade e também passa a ser a nova sede da Secretaria Municipal de Turismo, e sobre isso a gestora da pasta, relembrou: "O prefeito Marcelo Paiva disse que pela relevância da nossa pasta, ele organizaria um lugar para que pudéssemos trabalhar. E esse lugar lindo e que chega carregado de história é um marco para nossa cidade e também para a nossa Secretaria de Turismo e Meio Ambiente que nunca teve um espaço adequado, sempre ficou daqui para li. Hoje, com a destinação do ICMS ecológico, podemos, de fato, fazer mais coisas, criar mais projetos, pois temos verba e foi possível ter um crescimento da de 56% na arrecadação!"


Temos muito o que comemorar, mas principalmente, a agradecer ao prefeito pela confiança em entregar aos meus cuidados um lugar tão especial como esse. Tenha certeza que vamos cuidar desse lugar com o cuidado e o amor que merece!".


Uma surpresa organizada pela secretária de Educação, Flavia Cristina de Miranda e a professora Soraia e dos alunos do 3° e 5° ano, da Escola Municipal Joãozinho e Maria uma peça teatral que relatou a rotina dos passageiros e funcionários da ferrovia.

"Nós preparamos junto aos nossos alunos do ensino fundamental, essa linda apresentação resumindo tudo que acontecia aqui na estação: as chegadas e partidas; as vendas de tantos produtos que aqui eram comercializados; os trabalhos; o lugar de encontros de famílias, amigos e até como cenário romântico para os namorados. E relatamos a última passagem do trem!".

Flávia de Miranda ainda falou do momento que homenageou o prefeito e sua família e que emocionou não só os homenageados como todos os presentes: "O prefeito Marcelo tem uma atenção muito grande com nossas crianças. E por isso a alimentação aqui de Anhanguera tem um reforço, graças a esse olhar sensível do gestor anhanguerino. E entre as sobremesas temos o dia da pera. E hoje, retratamos o origem do dia da pera que foi uma exigência dele. Na sua época, o pai Sr. Divino Paiva, trazia um presente peculiar para os filhos: uma pera que trazia alegria, porque esse tipo de fruta, era um artigo inusitado no cardápio da maioria das famílias. E quisemos retratar também esse fato tão bonito do pai, uma vez que ele destaca que o pai e a mãe sempre acreditaram e investiram na educação!".


"Minha emoção é porque essa é uma fase muito especial da minha vida. E com essa surpresa, fui arremetido ao tempo em que vivíamos esses momentos tão especiais!", relembrou o prefeito.

Ainda no cerimonial, o clima nostálgico surgiu também através de belas canções direcionadas a época de atuação da ferrovia, assim como as composições feitas sobre esse que já foi o principal meio de condução coletiva do nosso pais: "Com o auxilio da nossa assessora de comunicação, Vivianne Alves, nos preparamos uma play list que ira nos proporcionar mais uma viagem pelo tempo, através de belíssimas canções!", informou Paiva.


E o gestor finalizou falando da homenagem feita a dezenas de Ferroviário e familiares de ferroviários que vieram de diversas partes do Brasil prestigiar o evento: "Tivemos a presença de Ferroviários, como o último condutor da locomotiva aqui em Anhanguera, em 1979: o Sr. João Luiz Duarte; bem como familiares de Ferroviários e fazemos uma pequena homenagem, entregando a eles um certificado como forma de honraria pelo grande e valioso trabalho prestado!".


Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90
Campanha Carnaval 2024 3 Ranchos 728 x 90 5

Comentários

Campanha Excesso de Velocidade Detran Fev 1 2024