Goiás e a província chinesa de Hebei mantém tratado de irmandade firmado há 30 anos. O objetivo, agora, nas palavras do vice-governador Daniel Vilela, é "retirar do papel o tratado, para ir além, no sentido de relação negocial constante, permanente e positiva para Goiás". Para isso, Vilela – que esteve em missão na China em junho deste ano - aposta no fortalecimento do canal de diálogo entre ambos os lados. O pronunciamento foi feito durante reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, que contou com a presença de secretários estaduais e representantes da província chinesa.
Daniel Vilela ainda destacou que busca uma forma objetiva e constante de comunicação entre Hebei e o estado de Goiás. "Essa é uma determinação do governador Ronaldo Caiado, para que possamos, nessas relações, termos resultados práticos para os dois estados",disse. No início do próximo mês, o governador embarca para uma missão institucional na China, acompanhado de autoridades, secretários estaduais e representantes do setor produtivo.
Para a vice-governadora de Hebei, Jin Hui, a comunicação entre os dois estados não deveria ser restrita entre o alto escalão da política dos dois estados. "Deveria ser mais prática para as empresas dos dois lados participarem, negociarem e conversarem" – ponto que Vilela concordou e se comprometeu em contribuir para fomentar.
Reunião
Presente na reunião, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, apresentou os principais programas da pasta, como as Escolas do Futuro e o Hub Goiás. "Estamos buscando parceria, inclusive com a embaixada, para tornar parte dessas escolas bilíngues, com língua portuguesa e o mandarim"".
Secretário de infraestrutura, Pedro Salles falou sobre a possibilidade de parcerias para ampliar o escoamento da produção goiana. "O desenvolvimento do nosso estado é um evento relativamente recente, de modo que na infraestrutura temos ainda um campo muito amplo para evoluir. Um dificultador diz respeito a um desequilíbrio da capacidade dos nossos fornecedores com relação ao volume de demanda que temos aqui no estado".
A infraestrutura também foi destacada pelo secretário-geral do Governo, Adriano Rocha Lima. "A taxa de crescimento precisa ser acompanhada pelo crescimento de infraestrutura para que todo o potencial do estado possa ser explorado e crescer da maneira que precisa".
Parcerias no âmbito da cultura também foram abordadas pela secretária da pasta, Yara Nunes. "Todos os eventos que nós realizamos anualmente aqui, há pessoas da província também participando do FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental). Então, ter essa possibilidade de aproximar-se das culturas aumenta ainda mais a possibilidade de participação dos nossos circuitos, eventos e festivais".
Jantar de recepção
Fonte: Com Informações da Vice Governadoria - Governo de Goiás