Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiás: Sescoop já atendeu quase 1 milhão de pessoas de todo estado

Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo completou 24 anos de atuação em Goiás, como referência na capacitação de trabalhadores de cooperativas. Só neste ano, atendeu 44 mil pessoas no Estado

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Evandro Bittencourt e Jarbas Rodrigues Jr em 01/11/2023 às 05:55:00

A unidade goiana do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/GO) comemora 24 anos de fundação (completados no último dia 28) com uma marca histórica: 965 mil pessoas beneficiadas ao longo de sua história. Somente neste ano, 44 mil pessoas já foram atendidas no Estado pela entidade – braço educacional do Sistema OCB/GO –, seja com o acesso direto a cursos e treinamentos profissionalizantes ou com ações de promoção social.


Para o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, é difícil destacar uma conquista marcante, em meio a um cenário de tanto progresso para o cooperativismo. "Com o SESCOOP/GO, as cooperativas podem realizar diagnósticos de gestão, governança e desempenho econômico-financeiro, focando as capacitações nas suas reais necessidades. Temos visto, ao longo desses 24 anos, um crescimento enorme no faturamento, no número de empregados e de cooperados das cooperativas. Para se ter uma ideia, em 2023, até agora, já são mais de 11 mil horas de atividades realizadas", diz.

A rápida e crescente evolução do cooperativismo goiano, como apontou o anuário publicado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem influência direta na profissionalização da gestão. Em 2022, o SESCOOP/GO ofereceu mais de 1.250 atividades, distribuídas em cursos (presenciais e virtuais), treinamentos, palestras, seminários, workshops e diversas outras opções. Também tem disponível uma plataforma de Educação a Distância, na qual o cooperado tem acesso a mais de 160 cursos on-line gratuitos, com linguagem acessível, focados na especificidade do cooperativismo em diversas áreas (Marketing, Educação Financeira, Contabilidade, Tecnologia da Informação, Liderança, dentre outros).

Resultados

Com a ajuda da profissionalização de colaboradores, por meio do SESCOOP/GO, e o fomento ao cooperativismo, pela OCB/GO, as cooperativas goianas superaram a marca de R$ 30 bilhões em receitas, em 2022.


Atualmente, são sete os ramos do cooperativismo: o agropecuário, que lidera com 82 cooperativas, seguido pelo transporte (50), saúde (44), crédito (32), trabalho, produção de bens e serviços (25), infraestrutura (15) e consumo, com 12 cooperativas. No último ano, o número de cooperados bateu na casa dos 465 mil e o de empregados, quase 16 mil. Com a formação profissional alavancada, o cooperativismo passou a contribuir com 11% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás.

Fonte: Com Informações da Versa Comunicação Estratégica e ASCOM - Sistema OCB/GO

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários