Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Agrodefesa reforça medidas para evitar foco de gripe avi√°ria no estado

Estabelecimentos comerciais av√≠colas t√™m at√© 31 de janeiro para se registrarem ou renovarem cadastro junto à Ag√™ncia. Medida prev√™ adoção de ações sanit√°rias para manutenção de Goi√°s como zona livre de Influenza Avi√°ria e da Doença Newcastle

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Vivian Maia e Fotos: Wenderson Araujo/CNA e Larissa Melo em 04/01/2024 às 23:18:30
Estabelecimentos comerciais avícolas têm até 31 de janeiro para se registrarem ou renovarem cadastro junto à Agrodefesa: objetivo é evitar foco de gripe aviária no estado

Estabelecimentos comerciais avícolas têm até 31 de janeiro para se registrarem ou renovarem cadastro junto à Agrodefesa: objetivo é evitar foco de gripe aviária no estado

A Ag√™ncia Goiana de Defesa Agropecu√°ria (Agrodefesa) publicou a Instrução Normativa 10/2023 que estabelece o prazo de 31 de janeiro de 2024 para o registro ou o recadastramento de estabelecimento comercial avícola junto à Ag√™ncia. O cadastro deve ser feito por meio do Sistema de Defesa Agropecu√°ria de Goi√°s (Sidago). Todos os registros concedidos terão validade até 31 de dezembro deste ano.

A medida sanit√°ria faz parte de uma série de ações adotadas pelo Governo de Goi√°s, por meio da Agrodefesa, com o objetivo de garantir a prevenção e o controle de doenças, como Influenza Avi√°ria e NewCastle. É importante reforçar que todo o Brasil est√° em situação de emerg√™ncia sanit√°ria para a gripe avi√°ria. Em Goi√°s, em agosto de 2023, j√° havia sido publicado decreto estadual estabelecendo situação de emerg√™ncia zoossanit√°ria, de forma preventiva, para mitigação do risco da Influenza Avi√°ria de Alta Patogenicidade (IAAP). O decreto segue recomendações da Portaria 624 do Ministério da Agricultura e Pecu√°ria (Mapa).

Estados litorâneos que vão da Bahia ao Rio Grande do Sul j√° notificaram a presença do vírus da gripe avi√°ria em aves e mamíferos silvestres, e em aves de subsist√™ncia. Em Goi√°s, até o momento, não foi registrado nenhum caso de Influenza Avi√°ria. O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, enfatiza que o estado é refer√™ncia na defesa sanit√°ria e que o produtor goiano, assim como outros entes da cadeia produtiva, tem trabalhado para evitar que doenças cheguem e se disseminem. "Temos fortalecido nossas ações de prevenção, mas sempre existe a possibilidade de ocorr√™ncia de foco. Nós estamos preparados para realizar as ações necess√°rias seguindo os protocolos preconizados no plano de conting√™ncia estadual para Influenza, que est√° em consonância com o Mapa", destaca.

Conforme explica o gerente de sanidade animal, Rafael Costa Vieira, diante desse cen√°rio preventivo, é fundamental dedicar esforços para manter o estado como zona livre da doença. "Portanto, nessa Instrução Normativa, publicada no fim de 2023, além das regras para registro dos estabelecimentos, também foram reforçadas as medidas sanit√°rias que devem ser aplicadas em estabelecimentos avícolas comerciais, como granjas, para evitar a possível disseminação do vírus", alega Vieira.


Ele acrescenta que como estamos em situação de alerta, é preciso ter o m√°ximo de controle sobre esses estabelecimentos. "Quem não é registrado, deve se cadastrar dentro das normas estabelecidas na instrução normativa, até para seguir as medidas sanit√°rias contidas nele. Isso é imprescindível para que não tenhamos interfer√™ncia negativa na produção nacional e na aceitação de nossa carne de frango no mercado internacional", analisa.

A instrução normativa orienta, por exemplo, a utilização de telas na parte superior de locais onde são criadas aves em sistema ao ar livre, fornecimento de alimentos e bebidas em instalações providas com proteção ao ambiente externo, por meio de tela com malha ou outro meio que impeça a entrada de p√°ssaros, animais domésticos e silvestres, entre outros. "Todas as medidas adotadas visam garantir a sanidade do plantel goiano. Em caso de detecção do vírus, mesmo que seja em uma única ave, ser√° preciso adotar o que prev√™ o plano de conting√™ncia, que é o extermínio de todo o plantel. Isso significa morte de animais e uma perda financeira significativa para o criador", reforça Rafael.




Fonte: Com Informações da Ag√™ncia Goiana de Defesa Agropecu√°ria - Governo de Goi√°s

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Coment√°rios