Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Alunos da rede estadual de Goi√°s começam o Ensino M√©dio fazendo curso t√©cnico

Iniciativa "Jornada para o Futuro" vai funcionar de forma piloto nas cinco unidades das Escolas do Futuro de Goi√°s e em 14 Centros de Ensino em Per√≠odo Integral (Cepis). Abertura do ano letivo √© marcada por an√ļncio de novas escolas e col√©gios militares, al√©m da ampliação da Bolsa Estudo

Por Redação, Carlos Duarte - Informações: Vivian Cândida Maia e Fotos: SEDUC em 23/01/2024 às 00:02:04
Escolas do Futuro em Valparaíso de Goiás, Aparecida de Goiânia e Goiânia

Escolas do Futuro em Valparaíso de Goiás, Aparecida de Goiânia e Goiânia

Alunos da rede estadual começaram as aulas nesta segunda-feira (22/01) com uma novidade: a possibilidade de fazer um curso técnico em tecnologia de forma conjunta com o Ensino Médio. O programa Jornada para o Futuro vai funcionar de forma piloto nas cinco unidades das Escolas do Futuro de Goi√°s e em 14 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) de 12 cidades.

O programa é desenvolvido em parceria entre as secretarias de Estado de Ci√™ncia, Tecnologia e Inovação (Secti), e de Educação (Seduc), oferecendo o curso de Desenvolvimento Web e Cibersegurança. São quatro módulos no total: Desenvolvedor em Front-End, Desenvolvedor em Back-End, Assistente em Cibersegurança, e Assistente em Cloud Computing. "Com essa iniciativa, muitos de nossos jovens sairão preparados para conquistar uma vaga em uma das √°reas que mais cresce no mundo, que é a de tecnologia", afirma a secret√°ria de Estado de Educação, F√°tima Gavioli.


Ao finalizar cada um dos módulos, os estudantes receberão um certificado de qualificação que j√° permite que entrem no mercado de trabalho nessas √°reas específicas. Estudantes do 1¬ļ ano irão fazer todos os módulos do curso enquanto ainda estão no Ensino Médio e, ao final, sairão com o diploma. J√° os alunos do 2¬ļ e 3¬ļ ano também poderão fazer módulos da formação técnica em Desenvolvedor Front-End e Desenvolvedor Back-End.


"Pesquisamos no mercado para saber qual era a maior demanda, e esse curso era um deles. Goi√°s j√° é refer√™ncia na educação b√°sica e, sob liderança do governador Ronaldo Caiado, seremos também refer√™ncia em educação profissional e tecnológica para tornar nossos jovens mais competitivos no novo mundo do trabalho", relata o secret√°rio de Ci√™ncia, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.


Mateus Lopes, aluno do 1¬ļ ano em Valparaíso de Goi√°s, diz que a oportunidade de fazer um curso de tecnologia junto com o Ensino Médio ser√° importante para sua carreira. "A Escola do Futuro est√° oferecendo uma oportunidade para fora da escola. Quando terminarmos o curso, j√° vamos entrar com uma preparação para emprego. Isso é mesmo o futuro".

Ao todo, o programa piloto est√° presente em 12 cidades: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso, onde h√° unidades das Escolas do Futuro; assim como Trindade, Itumbiara, Bonfinópolis, Silvânia, Bela Vista de Goi√°s, Rubiataba e Palmeiras de Goi√°s.

Início do ano letivo

A rede estadual de educação de Goi√°s, composta por 947 instituições de ensino e 462 mil estudantes, iniciou o primeiro semestre letivo de 2024 nesta segunda-feira (22) com muitas novidades. A partir deste ano, a rede passar√° a contar com sete novos colégios militares e 16 novos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis). O programa Bolsa Estudo foi ampliado e agora ser√° estendido também aos alunos do 9¬ļ ano do Ensino Fundamental, além dos estudantes do Ensino Médio.

"A cada ano que passa, o Governo de Goi√°s investe mais para garantir um ambiente escolar de qualidade para nossos alunos e professores", acrescentou F√°tima Gavioli durante coletiva à imprensa. Na ocasião, ela anunciou a inauguração de dois novos colégios Padrão Século XXI em Goiânia (Bairro Jardins do Cerrado 9) e Aparecida de Goiânia (Residencial Cândido de Queiroz).

Em breve também serão inauguradas novas unidades nos municípios de Alexânia, Luziânia, Novo Gama, Corumb√° de Goi√°s e Goiânia. "A rede estadual est√° cada dia mais estruturada fisicamente. J√° na parte pedagógica, nós vimos h√° poucos dias, os resultados das Redações do Enem, quando muitos alunos tiraram 960 e 980. Nós evoluímos muito e agora vamos trabalhar para conquistar a nota 1000 em 2024".

F√°tima Gavioli lembrou ainda a distribuição de uniformes, kits de materiais escolares, mochilas, estojos, t√™nis e meias. Também destacou a entrega de chromebooks aos alunos do 9¬ļ ano do Ensino Fundamental e da 3¬™ série do Ensino Médio. "Aqui, o Governo de Goi√°s trabalha incansavelmente para dar às famílias todo o apoio necess√°rio para que as crianças permaneçam na escola. E esse trabalho se soma às ações da assist√™ncia social, que não desampara nenhum cidadão", finaliza.



Fonte: Com Informações da Secretaria de Educação | Secretaria de Ci√™ncia, Tecnologia e Inovação - Governo d

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Coment√°rios