A Prefeitura de Anhanguera, por meio das secretaria municipal de Saúde, iniciou nesta sexta-feira (27/1), do 1° Mutirão de Limpeza contra o Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Equipes da area de vigilância em saúde fazem recolhimento de garrafas pets, pneus e vasilhames, entre outros objetos que possam acumular água.
É importante que cada morador fique atento a concientizacao para a retirada de resíduos que ocasionam criatórios do mosquito.
O objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água.
O secretário de Saúde, Dr. Lucas Alessandro Miranda Guimarães, destaca que a mobilização é fundamental para orientar a comunidade e engajar moradores no combate à dengue. "A atuação da população é fundamental para eliminar criadouros do mosquito da dengue. Nossos agentes vão orientar sobre os cuidados necessários e verificar possíveis locais que possam acumular água", afirma.
Presente na atividade, o prefeito Marcelo Paiva atentou aos cuidados, salientou que a melhor forma de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Entre as medidas que devem ser adotadas estão: fazer a limpeza do quintal e o descarte correto de materiais; fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada; lavar a vasilha de água de animais domésticos; retirar a água acumulada de plantas; tratar a água de piscinas com cloro, entre outras ações.