Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

OCB/GO comemora linha emergencial para cooperativas

Minist√©rio da Fazenda anunciou R$ 707 milhões em empr√©stimos com juros subsidiados. Para entidade cooperativista, desafios do setor continuam maiores

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Evandro Bittencourt e Jarbas Rodrigues Jr e foto:Cristiano Bor em 27/01/2024 às 20:07:44

O Sistema OCB/GO avalia que a linha de crédito emergencial anunciada nesta segunda-feira (22/1), pelo Ministério da Fazenda às cooperativas de leite, é importante para aliviar as dificuldades financeiras do setor. Mas enfatiza que é uma medida paliativa. Portanto, a entidade defende ser necess√°rio e urgente uma pol√≠tica de longo prazo para esta importante cadeia produtiva de Goi√°s e do Brasil.

Serão disponibilizados R$ 707 milhões, via Plano Safra, a cooperativas de produtores de leite de todo o Pa√≠s. As taxas de juros (8% ao ano) serão subsidiadas pelo Tesouro Nacional, com 24 meses de car√™ncia e 60 meses para o pagamento.

"Sem d√ļvida, ser√° um crédito importante para ajudar muitas cooperativas de leite que, h√° muitos anos, enfrentam sérias dificuldades, especialmente pelas oscilações de preços no mercado e pela concorr√™ncia com a importação de leite", afirma o presidente do Sistema OCB/GO, Lu√≠s Alberto Pereira.

O Brasil importa, hoje, o equivalente a 10% do consumo nacional de leite, contra a média tradicional de 3% a 5%. A produção anual de leite no Brasil é estimada em 35 bilhões de litros, sendo uma atividade conduzida predominantemente por pequenos e médios produtores rurais, conforme o Censo Agropecu√°rio de 2017.

Segundo levantamento realizado pela Universidade Federal de Goi√°s (UFG), relativo a 2022, seis das maiores cooperativas de leite associadas à OCB/GO t√™m capacidade de produção de 166,7 milhões de litros por ano. Entretanto, das 86 cooperativas do ramo agro em Goi√°s, 41 trabalham com leite, ou seja, boa parte da produção no Estado passa por uma cooperativa.

Desafios

Apesar de comemorar a linha de crédito emergencial para o setor, Lu√≠s Alberto Pereira ressalta que os desafios são enormes para a cadeia l√°ctea em Goi√°s e no Brasil. Contudo, afirma que, no cooperativismo, algumas medidas j√° estão sendo tomadas. Em dezembro do ano passado, na sede da OCB/GO, foram debatidas mais de 50 soluções para o segmento.

Uma delas é a parceria com o Sebrae para implantar um programa de est√≠mulo ao melhoramento genético do rebanho dos cooperados produtores de leite. "Vamos oferecer apoio técnico para que as cooperativas possam aprimorar o sistema de produção do leite, desde a criação dos animais até a industrialização e comercialização de produtos", explica Lu√≠s Alberto.


Fonte: Com Informações da Versa Comunicação Estrat√©gica e ASCOM - Sistema OCB/GO

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Coment√°rios