CMOC BRASIL

Infec√ß√Ķes urin√°rias em su√≠nos causam preju√≠zo aos produtores

Conheça as causas, sintomas e tratamento para essas doenças

Por Redação em 09/07/2020 às 08:43:45
(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

As infec√ß√Ķes do trato urin√°rio, também conhecidas como cistites, est√£o entre as mais importantes causas de perda e morte súbita de matrizes nas granjas, assim como a Síndrome Metrite Mastite Agalaxia (MMA). "Infec√ß√Ķes urin√°rias e MMA t√™m um agente infeccioso em comum: a Escherichia coli. Ambas causam grandes prejuízos aos suinocultores, devido à facilidade de prolifera√ß√£o de alta taxa de mortalidade", explica André Buzato, gerente técnico da √°rea de suínos da Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores empresas de saúde animal no mundo.

Os sintomas das infec√ß√Ķes urinarias apresentam diferen√ßa em rela√ß√£o à MMA. As cistites incluem sinais de apatia, perda de peso, dificuldade para permanecer de pé e inquieta√ß√£o. Em casos mais graves, é possível observar severa septicemia. Na MMA, os sintomas, que geralmente surgem tr√™s dias após o parto, envolvem anorexia, febre e edemas nas gl√Ęndulas mam√°rias.

As cistites causam falhas reprodutivas nas matrizes e morte súbita, característica em outras infec√ß√Ķes causadas pela E. coli. A MMA acomete as f√™meas de suínos no final da gesta√ß√£o. Durante o parto e no período de lacta√ß√£o, ela costuma acompanhar a metrite (infec√ß√£o no útero) e pode ser causada por outras bactérias, n√£o apenas a E.coli, o que é mais perigoso. "Por ser enfermidades graves e de f√°cil propaga√ß√£o, geralmente ligadas às condi√ß√Ķes do ambiente, é importante que os suinocultores estejam sempre atentos a quaisquer sinais de fraqueza dos animais", alerta Buzato.

As condi√ß√Ķes dos alojamento dos suínos podem ser um fator de risco, também contribuindo para a propaga√ß√£o de bactérias. "Por isso, é importante manter o ambiente sempre limpo e na temperatura certa, o que dificulta a prolifera√ß√£o desses agentes infeciosos", complementa o técnico da Vetoquinol.

Para o tratamento da MMA e das infec√ß√Ķes do trato urin√°rio, a Vetoquinol Saúde Animal recomenda Forcyl, antibiótico injet√°vel dose única próprio para tratar infec√ß√Ķes causadas pela E.coli e outros agentes bacterianos. Seu princípio ativo é a marbofloxacina que, combinado com uma alta concentra√ß√£o plasm√°tica, evita o fortalecimento do agente bacteriano. Forcyl também possui baixo período de car√™ncia (apenas nove dias). "É uma solu√ß√£o r√°pida e eficaz para o suinocultor, de modo que gera menos perdas e gastos para a granja", completa André Buzato.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presen√ßa na Uni√£o Europeia, Américas e regi√£o √Āsia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterin√°rios e suplementos, destinados à produ√ß√£o animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (c√£es e gatos) e a equinos. Desde sua funda√ß√£o, em 1933, a Vetoquinol combina inova√ß√£o com diversifica√ß√£o geogr√°fica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo refor√ßo do seu portfólio de produtos associado a aquisi√ß√Ķes em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Bioci√™ncias, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e est√° listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da √°rea veterin√°ria para auxílio aos clientes. A liga√ß√£o é gratuita - 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br

CMOC BRASIL
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Coment√°rios

camara de ouvidor gif 3