A Prefeitura de Nova Aurora, em conjunto com as Secretarias Municipais de: Saúde, Educação Transportes, Ação Urbana e colaboradores do município, e a Secretaria de Estado de Saúde promoveram mutirão de limpeza e conscientização da dengue nas ruas da cidade na manhã desta sexta-feira (09/02). O Mutirão de Limpeza é alerta orientativo o Mosquito Aedes Aegypti,transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
O caminhão coletor de lixo aproveitou para passar em todas as ruas recolhendo lixo doméstico, garrafas pets, entre outros objetos que possam acumular água.
"O objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água." - sintetifica o secretário municipal de Saúde Odilon Ferreira Borges - Pezão.
Pezão reforça a preocupação com a chegada do período de chuvas, sendo necessário agir de maneira preventiva para evitar um aumento no número de casos. "Se estas medidas, que são simples, não forem adotadas agora, corremos o risco de sofrer com aumento das doenças nos próximos meses Por isso é fundamental que cada um faça a sua parte e a colaboração da população é essencial neste processo. Não adianta o Poder Público agir sem que haja consciência das pessoas", enfatiza o secretário municipal de Saúde.
O vice prefeito Daniel Araújo explica que, além do caráter educativo, este tipo de ação contribui de maneira efetiva na redução dos índices de proliferação do mosquito. "Nós orientamos os moradores sobre a importância dos cuidados diários, sobretudo em relação ao descarte adequado dos materiais inservíveis potenciais criadouros do mosquito. Além disso, nossos agentes fazem o trabalho de inspeção, identificação e eliminação de focos do mosquito", diz.
Para o prefeito João Pimenta de Pádua Júnior o controle da doença no município é reflexo do trabalho que vem sendo executado em toda a cidade, além de ações estratégicas que envolvem a sensibilização da população, monitoramento de áreas de risco, visitas domiciliares, remoção de materiais inservíveis e de potenciais criadouros do mosquito e eliminação de focos.
Paralelo à Operação Mosquito Zero, o trabalho de rotina e monitoramento é intensificado com o uso das chamadas "Ovitrampas", além da sensibilização e engajamento comunitário, através das ações de Educação em Saúde nas escolas públicas, empresas, e comércio da cidade.
A ação em Nova Aurora teve a participação de alunos da Escola Municipal Branca de Neve e Escola Municipal Raimundo Gomide, que na oportunidade trouxeram cartazes ilustrativos de prevenção e orientação ao combate do mosquito Aedes Aegypti.