Para intensificar o controle e combate ao mosquito responsável pela transmissão de doenças como a dengue, e também, zika e chikungunya, o Governo de Caldas Novas está se mobilizando para a realização de mutirões semanais contra o mosquito Aedes Aegypti. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá na próxima quarta-feira, 21, a partir das 6:30 horas, com ponto de apoio na ACEJUVI, abrangendo inicialmente os setores, Parque Real e Santa Efigênia.
A iniciativa, que conta com apoio de diversas secretarias do Município, tem por objetivo realizar a roçagem, limpeza e recolhimento de entulhos, além de conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito, dentro de casa e nos quintais. Para o sucesso da ação, é importante que os moradores recebam os agentes, prestem atenção às informações e abram suas casas para vistorias de potenciais criadouros do vetor.
Em 2024, segundo dados emitidos pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica nesta sexta-feira, 16, em Caldas Novas foram confirmados 300 casos de dengue e registados outros 228 casos, considerados suspeitos. Deste total, importa esclarecer que, cerca de 98% dos casos seguiram ou ainda seguem em tratamento domiciliar, sem registro de óbito confirmado na cidade.
Ainda, de acordo com levantamento realizado em todo pais, mais de 85% dos focos do mosquito são encontrados em ambiente domiciliar. Por isso, é fundamental que cada morador faça a sua parte, eliminando recipientes que possam acumular água parada, como garrafas, potes e pneus velhos. Além disso, medidas simples como colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas, esvaziar e limpar regularmente as calhas, e evitar acumular sucatas e entulhos no quintal, ou em lotes baldios, são essenciais para evitar a proliferação do mosquito.
Para mobilizar ainda mais a população, as ações preventivas e de conscientização continuarão sendo realizadas pelas redes sociais, emissoras de rádio e publicidade volante. A dengue é um problema de todos nós, e juntos podemos combatê-la.
Seja parceiro da vida, não seja parceiro do mosquito. Faça parte dessa luta!
Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação de Caldas Novas