Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de Anhanguera via Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação contra a dengue nas crianças de 10 e 11 anos, ampliando o acesso ao imunizante. Os pais e responsáveis devem vir a Unidade de Saúde Sebastiana Rosa de Jesus polo da vacinação para garantir a proteção do público-alvo da campanha. Com a medida, a Secretaria Municipal de Saúde avança na campanha vacinação contra a dengue que começou na segunda-feira (19). É necessário no ato de vacinação que os pais e responsáveis apresentem documentação comprobatória de residência no município de Anhanguera.
O prefeito Marcelo Paiva acompanhado pela primeira-dama e secretária de Assistência Social – Susana Franco e o secretário municipal de Saúde e Saneamento Básico – Dr. Lucas Alessandro Miranda Guimarães (Luquinha da Saúde), e a equipe da Secretaria de Saúde acompanharam a aplicação das primeiras doses nas crianças do município.
Todas as crianças da rede municipal de educação recebem a vacina Qdenga. Marcelo Paiva destaca que Anhanguera sai na frente como um dos primeiros municípios a iniciar essa imunização na região. Ele observa que, além de tomar a vacina, é necessário que todos mantenham os cuidados para eliminar criadouros do Aedes aegypti. "Iniciamos hoje a nossa campanha de imunização contra a dengue. Somos uma das primeiras cidades a dar esse pontapé. Cada criança aqui toma a vacina, mas não devemos esquecer dos cuidados necessários para impedir a proliferação do mosquito e da doença", informou Paiva.
Foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde de Anhanguera 24 doses, suficientes para a primeira etapa voltada para crianças de 10 e 11 anos. Serão duas doses com intervalo de 90 dias. A vacina protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da dengue e será ofertada, oportunamente, às faixas etárias de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias. Porém, neste primeiro momento, poderão receber a dose da vacina somente crianças de 10 e 11 anos (11 anos, 11 meses e 29 dias).
"Levamos a vacina para todas crianças. Mais de 20 crianças serão vacinadas nesta quinta-feira. Vamos ampliar cada vez mais, conforme a determinação do Ministério da Saúde, para levar mais imunizantes para a população", afirma Dr. Luquinha da Saúde.
A mãe do aluno Leonardo Araújo Dias, de 11 anos, Dayelle Araújo Dias, se alegrou ao ver o filho receber a primeira dose da vacina. "Ficamos com o coração bem mais tranquilo. A chegada da vacina é importante porque é uma questão de saúde. Fazer a limpeza da casa ajuda bastante, assim como evitar água parada e colocar areia nos vasos", expressa.