Uma transformação foi feita na Saneago desde 2019, quando Ronaldo Caiado assumiu o governo de Goiás, segundo destacou o vice-governador Daniel Vilela. O pronunciamento foi dado em discurso durante lançamento de quatro obras para ampliar o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Goiânia, nesta sexta-feira (08/03), no Centro de Reservação Vila Cristina.
Daniel Vilela lembrou que, em 2008, quando era vereador na capital, havia um "sentimento entre os goianienses de insegurança em relação ao futuro da nossa cidade quanto ao abastecimento de água no tratamento de esgoto, em razão da falta de investimento do governo do estado aquela época". O vice-governador ainda lembrou que seu pai, Maguito Vilela, quando era prefeito de Aparecida de Goiânia, "ficou oito anos ouvindo a promessa da construção da chegada do famoso Linhão, que ia abastecer a cidade e região metropolitana".
Com a chegada de Ronaldo Caiado ao posto de chefe do Poder Executivo goiano, a situação da Saneago mudou, conforme apontou Daniel. "Foi resgatada a reputação da Saneago, que não gozava de credibilidade, e foi transformada numa empresa eficiente, honesta, que os fornecedores têm satisfação de trabalhar, porque sabem que há recursos em caixa e que fazem obras em dia".
O vice-governador concluiu dizendo que "a Saneago mostra que é possível ser eficiente com a administração pública, se tornando exemplo para o Brasil". A opinião foi compartilhada pelo secretário de Infraestrutura, Pedro Salles. "A Saneago tem hoje um trabalho sério, que segue o lastro do nosso governador, indicando o que deve ser feito".
Obras
A Saneago e o Governo de Goiás lançaram nesta sexta-feira (08/03) as obras para ampliação e reforço dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Goiânia. Foram quatro obras que tiveram as ordens de serviço assinadas: Conexão Cristina, um empreendimento que tem como objetivo principal promover a integração total entre os sistemas João Leite e Meia Ponte; serviços de reforço e modulação de rede na Região Noroeste; duplicação de adutora na Região Sudoeste; e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto do Parque Atheneu.
Para o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski as iniciativas são essenciais para a qualidade de vida na capital. "São obras de extrema importância estratégica, para garantir segurança hídrica no abastecimento de Goiânia, afinal, toda grande cidade precisa pensar com 10 anos de antecedência", falou em relação ao crescimento da metrópole.
Saneago
Os resultados positivos no balanço anual, referente a 2023, são os melhores da história da Saneago. O documento - divulgado no final da tarde desta quinta-feira (7) - apresenta o desempenho no recorte do quarto trimestre de 2023, dos meses de outubro a dezembro, bem como o resultado acumulado em todo o ano.
O investimento acumulado da Saneago e de parcerias foi de mais de R$ 836,4 milhões em 2023. Foram mais de R$ 2,2 milhões por dia aplicados nos sistemas de 223 municípios goianos. Cada centavo investido reflete na melhoria da infraestrutura, na ampliação da população atendida com os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário e na qualidade e regularidade da prestação dos serviços.
A expansão dos sistemas da Saneago foi destaque. O índice de atendimento com água tratada atingiu 98,04% – mais de 6 milhões de pessoas. O de atendimento de esgoto já chegou a 73,33% da população. Ambos os índices bem acima da média nacional, que é respectivamente 84,2% e 55,8%; neste contexto, o patamar da Saneago contribui para elevar a média brasileira.
A crescente nas ligações de água e de esgoto é reflexo das obras que foram executadas em todo o Estado – dos menores municípios e regiões mais afastadas aos grandes centros urbanos. Por esses motivos, inclusive, a Saneago está classificada entre as melhores empresas de saneamento do País pelo empenho na universalização, segundo o Instituto Trata Brasil. Nos últimos cinco anos, foram mais um milhão de novos beneficiados com sistema público de esgotamento sanitário.
Fonte: Com Informações da Vice Governadoria - Governo de Goiás