Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece boas práticas da administração pública

Sebrae Goiás anunciou municípios vencedores, e primeiros colocados de cada categoria estão classificados para a etapa nacional, que acontecerá em junho, em Brasília

Por Redação, Carlos Duarte em 06/04/2024 às 16:31:58
Gestores goianos que receberam premiação do Sebrae Prefeitura Empreendedora

Gestores goianos que receberam premiação do Sebrae Prefeitura Empreendedora

O auditório do Castro´s Park Hotel, em Goiânia, ficou pequeno para a cerimônia que anunciou os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre secretários estaduais, prefeitos, representantes da sociedade civil, gestores municipais e imprensa. Das dez categorias do prêmio, Goiás participa de nove e foi o estado do Centro-Oeste com maior número de projetos inscritos (51 municípios e 79 projetos), ficando entre os dez estados com mais inscrições no país.

Dos vencedores da manhã da última quinta-feira (04), o município de Aparecida de Goiânia ficou em primeiro lugar em duas categorias: Sala do Empreendedor, com o projeto "Empreenda com Segurança" e Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, com o projeto "Aparecida Simplifica". O município de Jaraguá foi o primeiro colocado na categoria Cidade Empreendedora, com o projeto "Festival Gastronômico Prato da Casa"; Jussara na categoria Compras Governamentais, com o projeto "Comprar Mais Jussara"; Senador Canedo foi o vencedor da Educação Empreendedora, com o projeto "Mov-Eja – O Empreendedorismo como Ferramenta de Visibilidade Social". Na categoria Empreendedorismo Rural, Bela Vista de Goiás foi o primeiro colocado com o projeto "Festival da Mandioca – Ferramenta de Fomento do Empreendedorismo Rural".

Chapadão do Céu, com o projeto "Chapadão do Céu Recicla com Inclusão" foi o primeiro colocado na categoria Inclusão Produtiva. Já na categoria Turismo e Identidade Territorial, o município de Cristalina foi o vencedor, com o projeto "Cristaline-se". O município do Sudoeste Goiano Rio Verde foi o vencedor na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o projeto "Programa Produtores de Água de Rio Verde".

Autoridades municipais e estaduais estiveram presentes, juntamente com representantes de entidades do setor produtivo. Antes do anúncio dos vencedores, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, falou em vídeo sobre a importância desse prêmio e saudou as equipes de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial de todas as unidades do Sebrae. Segundo ele, nesta edição foram registradas mais de 2,5 mil inscrições, e o prêmio busca identificar e valorizar as conquistas locais das prefeituras que contribuem para o cenário mais próspero, inclusivo e resiliente.

"Quero reforçar, portanto, o posicionamento do Sebrae como parceiro dos municípios, e é neste ambiente que os pequenos negócios prosperam e permitem que a economia local se desenvolva, com a geração de emprego e renda. Quero renovar com cada prefeitura meu compromisso e disposição para trabalharmos juntos como municipalistas que somos, com os programas do Sebrae, bem como a discussão dos desafios e novas soluções", afirmou.

O diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto ressaltou a qualidade dos projetos das prefeituras

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás, disse que esta edição já está marcada na história do estado, não só pela quantidade, mas pela qualidade dos projetos que estão sendo desenvolvidos nos municípios. "O desenvolvimento territorial e o fomento são impulsionados por bons projetos, e nossa satisfação é enorme porque realmente a gestão municipal tem contribuído com o empreendedorismo, e nós também, com apoio às micro e pequenas empresas nos 246 municípios do estado", ressaltou. O diretor disse ainda que pela qualidade dos projetos, a expectativa é que haja reconhecimento no cenário nacional como o estado que possui um empreendedorismo transformador, com ações duradouras que melhoram a economia e a qualidade de vida dos goianos.

Segundo o diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, reconhecer o trabalho que as prefeituras têm realizado em prol do empreendedorismo é um estímulo para que cada vez mais os gestores municipais possam investir em áreas que trazem benefício para as cidades. "São temas de muita relevância, como desburocratização, educação empreendedora, turismo, sustentabilidade, entre outros, que agregam valor e contribuem com o desenvolvimento local", explicou.

Diretores executivos com time do Sebrae responsável por levar o prêmio a todos os recantos do estado

Já o diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, disse que o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora não é apenas um instrumento de reconhecimento, mas traz também de integração, troca de experiências, que trazem o desafio e a alegria do servidor público em poder ter a certeza de que está participando na melhoria de vida das pessoas.

Prestígio

O anúncio dos vencedores em Goiás do Prêmio Prefeitura Empreendedora foi prestigiado por muitas autoridades. O secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, representou o governador Ronaldo Caiado. Ele elogiou a iniciativa e salientou que uma gestão bem-feita aliada a uma capacitação e uma liderança forte é o que efetivamente irá transformar o país. "Goiás é hoje um dos estados que mais cresce no Brasil, com um PIB de R$ 6,4 bilhões, o dobro do crescimento do PIB nacional. Isso mostra a potencialidade que o nosso estado tem. Se trabalharmos em parceria com os diversos segmentos da sociedade, públicos e privados, de forma engajada, conseguiremos efetivamente transformar esse estado não só em qualidade de vida, mas em geração de empregos", analisou.

O secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, representou o governador Ronaldo Caiado e elogiou a iniciativa.
Presidente da Federação dos Municípios Goianos (FMG), Haroldo Naves, de Campos Verdes, ressaltou o desafio da qualidade na gestão
Vencedor nacional do antigo Prêmio Prefeito Empreendedor em 2012 e atual presidente da Federação dos Municípios Goianos (FMG), Haroldo Naves, de Campos Verdes, disse que é um desafio mostrar qualidade na gestão, mas também um orgulho poder mudar o cenário dos municípios com projetos inovadores e que dão resultados. "Os prefeitos que se inscreveram já são vencedores, e os que conseguirem chegar ao topo terão muita visibilidade em nível nacional. Aproveitem esse momento e mostrem que os prefeitos goianos têm capacidade de transformar a vida dos moradores de suas cidades."

Para o secretário de Estado da Retomada, César Augusto Moura, esse prêmio se torna mais importante a cada ano. "Temos no governo várias ações que focam no empreendedorismo. Os prefeitos que ultrapassarem as barreiras podem transformar seus municípios por meio do desenvolvimento e fortalecimento da economia. Estou na torcida para que os ganhadores nacionais sejam de Goiás porque os projetos são sensacionais. Participei da equipe julgadora e falo isso com conhecimento. O Sebrae tem interiorizado as ações, e esse atendimento permite que cada vez mais prefeitos implementem projetos que possam ser referência para outros municípios, regiões e para o país", analisou.

Rodrigo Zanzoni, representando o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim Rocha, disse que participar do Prêmio Prefeitura Empreendedora trouxe duas alegrias. A primeira de representar o presidente, o que é uma honra, e a outra a oportunidade de acompanhar a gestão e os resultados de alta qualidade dos projetos como julgador pela segunda vez. "Trago comigo um ensinamento do presidente Joaquim Rocha. Quando ele foi prefeito, ele foi em busca de boas práticas e bons exemplos. Visitou vários gestores que tinham histórico de entregas inovadoras, de empreendedorismo e de qualidade de resultados", contou. Dessa forma, ele afirma que vieram ideias e inovações que ele pode colocar em prática na gestão.

"Então quero parabenizar todos os prefeitos, que são as estrelas desta manhã com as suas respectivas equipes, e o Sebrae, que coordena tudo isso. Com esse respaldo técnico, nos dá muita segurança de que o trabalho é feito com lisura, seriedade e comprometimento", frisou Rodrigo. Ele ainda aproveitou para enaltecer o trabalho do gestor estadual do prêmio, Allan Máximo, do Sebrae Goiás. E aos prefeitos, ele deixou um recado. "Continuem promovendo novas e boas ideias, que elas servirão não só para os cidadãos de seus municípios, mas para o estado de Goiás, e quem sabe, certamente, para os municípios brasileiros. Parabéns."

O deputado estadual Virmondes Cruvinel, da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, representou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto. Para ele, ter boas ideias e práticas é empreender, sendo que os goianos estão em busca de oportunidades e precisam de municípios preparados para que possam apoiar e fortalecer os negócios com bons projetos que tragam eficiência e estimulem os empreendimentos. "O Sebrae tem fortalecido esse atendimento e apoio aos empresários de pequenos negócios e as prefeituras, e a Alego, atenta a esse cenário, vai inaugurar, em maio, um Ponto de Apoio em parceria com o Sebrae Goiás para o atendimento aos empreendedores. Portanto, a nossa mensagem também, como representantes de cargos legislativos, é de reconhecer que vocês estão fazendo diferença e que servem de exemplo, e bons exemplos merecem seguidos", frisou Virmondes.

Orgulho foi a palavra que o gestor estadual do Prêmio Prefeitura Empreendedora, Allan Máximo, do Sebrae Goiás, utilizou para definir o dia da premiação. "Para o Sebrae, ter um número expressivo de prefeituras e projetos inscritos é o resultado de um trabalho feito com muito empenho por toda a equipe de Políticas Públicas e gerentes das Regionais. Temos certeza de que a instituição tem colaborado para o fortalecimento e o desenvolvimento territorial dos municípios goianos."

Vencedores e troféus

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, cuja prefeitura ficou com dois primeiros lugares, nas categorias Sala do Empreendedor, com o projeto "Empreenda com Segurança" e Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, com o projeto "Aparecida Simplifica", considerou o prêmio um grande estímulo. "Temos uma equipe muito bem preparada, e nossa expectativa é trazer esses prêmios nacionais para Aparecida de Goiânia. Estivemos muito focados e compenetrados, e esse é o resultado de muito trabalho", avaliou Vilmar.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberam um certificado e um troféu, uma obra de arte feita pelo artesão e artista popular goiano Viniciu Fagundes, que também é professor e engenheiro ambiental. "É Cerrado, é cultura goiana, é meio ambiente, tudo junto pela minha ótica, tendo o privilégio de fazer esses troféus para um prêmio tão importante como esse. Então eu só agradeço. Me sinto honrado por ter tido esse convite e porque o Sebrae é um divisor de águas em minha vida. Tive a sorte de cruzar com o Sebrae há quatro anos, quando decidi trabalhar com o artesanato, e desde então essa parceria tem ficado cada vez mais estreita e forte. Eu só agradeço", disse Viníciu. O artesão já teve peças na novela Terra e Paixão, da Rede Globo, e a partir do dia 15 de maio algumas peças vão fazer parte do cenário do programa matinal Mais Você, da Ana Maria Braga.

Confira as prefeituras reconhecidas com o prêmio

CIDADE EMPREENDEDORA

1º JARAGUÁ - PROJETO: FESTIVAL GASTRONÔMICO PRATO DA CASA

2º ALEXÂNIA - PROJETO: FEIRA DE TROCA

3º TAQUARAL DE GOIÁS - PROJETO: TAQUARAL DE GOIÁS: CAPITAL GOIANA DA MODA ÍNTIMA

COMPRAS GOVERNAMENTAIS

1º JUSSARA - PROJETO: COMPRAR MAIS JUSSARA

2º MORRINHOS - PROJETO: COMPRAS COM RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE


3º VIANÓPOLIS - PROJETO: O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE VIANÓPOLIS COM USO DO PNAE

EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

1º SENADOR CANEDO - PROJETO: MOV-EJA: O EMPREENDEDORISMO COMO FERRAMENTA DE VISIBILIDADE SOCIAL


2º PALMEIRAS DE GOIÁS - PROJETO: APRENDENDO A EMPREENDER COM RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

3º PIRENÓPOLIS - PROJETO: EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

EMPREENDEDORISMO RURAL


1º BELA VISTA DE GOIÁS - PROJETO: FESTIVAL DA MANDIOCA – FERRAMENTA DE FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO RURAL

2º ITAPURANGA - PROJETO: CARTÃO XIXÁ – PROGRAMA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E COMBATE À FOME

3º FLORES DE GOIÁS - PROJETO: PROJETO MEL DAS FLORES

INCLUSÃO PRODUTIVA

1º CHAPADÃO DO CÉU - PROJETO: CHAPADÃO DO CÉU RECICLA COM INCLUSÃO


2º IPAMERI - PROJETO: PICS – PROGRAMA IPAMERINO DE CRÉDITO SOLIDÁRIO

3º ABADIA DE GOIÁS - PROJETO: INCLUSÃO E APOIO AO ATO DE RECOLHER PARA RECICLAR

SALA DO EMPREENDEDOR

1º APARECIDA DE GOIÂNIA - PROJETO: EMPREENDA COM SEGURANÇA

2º ACREÚNA - PROJETO: CANTINHO DO EMPREENDEDOR

3º ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS - PROJETO: SALA DO EMPREENDEDOR – SEU AMBIENTE DE NEGÓCIOS

SIMPLIFICAÇÃO E FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO

1º APARECIDA DE GOIÂNIA - PROJETO: APARECIDA SIMPLIFICADA

2º CIDADE DE GOIÁS - PROJETO: BANCO POPULAR SOLIDÁRIODO MUNICÍPIO DE GOIÁS


3º IPAMERI - PROJETO: PICS – PROGRAMA IPAMERINO DE CRÉDITO SOLIDÁRIO

TURISMO E IDENTIDADE TERRITORIAL


1º CRISTALINA - PROJETO: CRISTALINE-SE


2º BELA VISTA DE GOIÁS - PROJETO: FESTIVAL GSTRONÔMICO DA MANDIOCA

3º JANDAIA - PROJETO: MONTANHA MÁGICA DE JANDAIA – VOO LIVRE

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

1º RIO VERDE - PROJETO: PROGRAMA PRODUTORES DE ÁGUA DE RIO VERDE

2º HIDROLÂNDIA - PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PRESERVAR – PROJETO EMAS


3º TRÊS RANCHOS - PROJETO: CIRCUITO GOIANO DE PESCA ESPORTIVA


Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação do Sebrae GO

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários