Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Prorrogadas inscrições para curso gratuito de programação para professores

Projeto pioneiro de competência computacional e de programação para professores dos ensinos fundamental e médio da rede pública está com inscrições abertas até o dia 21 de abril

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Vivian Cândida Maia e Fotos: Secti em 11/04/2024 às 13:15:21
Podem se inscrever no curso professores da rede de ensino público municipal, estadual e federal

Podem se inscrever no curso professores da rede de ensino público municipal, estadual e federal

Foram prorrogadas as inscrições para o curso gratuito de competências computacionais e programação para professores da rede pública goiana. Professores dos ensinos fundamental 2 (6º ao 9º ano) e médio devem se inscrever até 21 de abril pelo link abre.go.gov.br/codificaprofessores. Podem participar docentes de todas as cidades do estado e que atuem nas redes de ensino público municipal, estadual ou federal.

O curso é oferecido em parceria entre o Governo de Goiás, via Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e o British Council. O Codifica+, como é chamado, é um projeto pioneiro de desenvolvimento profissional contínuo e foi desenvolvido especificamente para a realidade educacional do Brasil. Um vídeo para tirar dúvidas sobre o curso pode ser acessado no link: www.youtube.com/watch?v=khMWS2nhy6A.

O módulo básico, a ser implementado entre abril e maio deste ano, de maneira remota, comporta uma matriz curricular que inclui o pensamento computacional com disciplinas tradicionais como matemática, história e português, enquanto o módulo avançado também incluirá mentoria e, posteriormente, capacitação para que a formação presencial ocorra em laboratórios da rede estadual de ensino profissionalizante de Goiás.


"Um dos nossos objetivos é aumentar a base de futuros cientistas e profissionais da área de tecnologia em Goiás. E alcançaremos isso com professores capacitados para ensinar as crianças e jovens goianos, incentivando que eles se envolvam o quanto antes com o mundo da programação e da robótica", relata o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

Diana Daste, Diretora de Engajamento Cultural do British Council para o Brasil, afirma que o lançamento do Codifica+ busca empoderar professores, gestores públicos e organizações educacionais com o uso de conhecimentos computacionais e de programação. "O objetivo é preparar melhor os jovens estudantes para o futuro com o desenvolvimento de novas gerações de criadores de soluções, e não apenas de consumidores de tecnologia", diz.

A iniciativa também terá como foco o trabalho com vieses de gênero e raça em sala de aula, visando incentivar meninas e pessoas negras a seguirem carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no futuro. O projeto em Goiás é pioneiro no Brasil.




Fonte: Com Informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação �- Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários