Na última sexta-feira (5/4), a sede do Ministério Público de Goiás (MPGO) foi palco da quarta reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Serviço Ser Natureza, liderado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Goiana de Regulação (AR). Esta iniciativa, que teve adesão no segundo semestre do ano passado, destaca-se pelo compromisso em revitalizar o Rio Meia Ponte, uma das fontes vitais de abastecimento hídrico da região.
Dentro da proposta de recuperação ambiental do Rio Meia Ponte, o Grupo de Trabalho concentra seus esforços nos limites do município, particularmente na área urbana adjacente ao ponto de captação da Saneago. Um importante marco desse estudo é o levantamento preliminar realizado pela Comissão Urbana, que investigou quatro contribuintes próximos ao Ribeirão Anicuns.
Esta comissão é composta por representantes de várias entidades, incluindo Warle Ribeiro Neto (Saneago), Gisela Martins (Agência Municipal de Meio Ambiente – Amma), Elaine Neves (Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação – Seplanh), Renata Bernardes (Agência Goiana de Regulação – AR) e Alexandre Araújo (Secretaria Municipal de Infraestrutura – Seinfra).
Renata Bernardes, diretora de fiscalização da AR, ressalta a importância desta iniciativa conjunta. "A escolha do Meia Ponte como foco é devido à situação crítica do manancial. Assim como nosso trabalho, a Prefeitura de Goiânia está empenhada em buscar soluções para os desafios relacionados ao saneamento básico, incluindo a preservação dos mananciais que abastecem o município, garantindo a eficiência e qualidade do fornecimento de água à população", diz.
A reunião, coordenada por Adriane Chagas e Maria José Soares do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia) do MP-GO, contou com a presença de membros das comissões mencionadas, bem como da coordenadora da Área do Meio Ambiente e Consumidor do MP, Daniela Haun de Araújo Serafim; Elaine Farinelli (Federação das Indústrias de Goiás – Fieg); Renata Moura, Alzírio Barbosa e Rodolpho Bueno (Comurg); e Thaynara Lorrane Linhares da Silva, do Nupia.
Fonte: Com Informações da Agência de Regulação de Goiânia (AR) - Prefeitura de Goiânia