A cidade de Anhanguera foi reconhecida pela Goiás Turismo e pelo Ministério do Turismo como um dos destinos nacionais do Brasil. A conquista veio após entrega de documentação encaminhada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. "Um sonho que a gente tem desde o começo do mandato é ver Anhanguera no mapa do turismo brasileiro, a gente fez o projeto mandou a nossa documentação, e entre vários municípios que tentaram, nossa documentação foi aceita no mesmo dia", detalhou a secretária Adelaine Meira da Costa durante a realização do Café Com o Prefeito na Estação da Saudade .
A chefe da pasta de Meio Ambiente também agradeceu o apoio dos envolvidos na elaboração do projeto e citou benefícios que podem chegar até o município após a inclusão na rota nacional do turismo.
"A inclusão de Anhanguera nesse roteiro do turismo nacional vai resultar em material, divulgação, ajuda para os comerciantes, empréstimos com juros mais baixos para restaurantes, pousadas, é um leque imenso que isso vai trazer para Anhanguera, sem contar que a gente está no Ministério do Turismo já, tem fotos de Anhanguera no Ministério, então quando o turista dos Estados Unidos, da Suíça, procurar um turismo ecológico, de pesca, Anhanguera está lá no roteiro", conta.
Inauguração do Aterro Sanitário
A gestão do prefeito Marcelo Paiva e de Adelaine Meira à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também conquistou um aterro sanitário para Anhanguera. O aterro é o segundo do estado que segue todos os padrões de operação legal. "Isso é trabalho, é força, é coragem, isso é empreendedorismo, a secretaria tem trabalhado muito, estamos organizando a festa em junho, sexta a primeira-dama vai fazer o jantar, e estamos trabalhando diuturnamente por Anhanguera e a gente conta com vocês para continuar esse trabalho", disse a secretária.
Ação de despoluição do Rio Paranaíba
Está marcada para 1º de junho a 19ª edição da ação de despoluição do Rio Paranaíba, desta vez com apoio do município de Araguari e de Cumari, por meio do consórcio CIMOSU. "Quero convidar vocês para 1º de junho, a partir do dia 10/5 começam as inscrições para os barqueiros, vamos dar a gasolina, camisetas e os bonés, e eu preciso da ajuda dos barqueiros, com colete salva vidas, a polícia ambiental, defesa civil que vai estar presente, exército de Ipameri e vai ser gigante", convidou a secretária Adelaine Meira.
A gestora também anunciou que durante os diálogos em Araguari para apoio na ação de despoluição, um vagão de trem foi doado para Anhanguera. "O vagão agora está lá, é um presente para Anhanguera, a documentação está toda arrumada, só arrumar o guindaste, vai restaurar e vai ser um marco da nossa cidade", explicou.
Circuito Ciclo Turístico
Outra novidade é a criação do circuito ciclo turístico da Estrada de Ferro, onde ciclistas irão pedalar pelo leito da antiga ferrovia, passando para um almoço em Anhanguera e com encerramento em Araguari.
"São cerca de 20 ciclistas que virão de Goiânia no dia 1 de junho, passando por todas as cidades onde passou a estrada de ferro, estão fazendo a abertura dessa trilha histórica para ela ficar tradicional, o caminho de Cora são 300 quilômetros, e eles querem então fazer nesse circuito da estrada de ferro, nessa região riquíssima", explicou.
A saída será no dia 28 de maio, com chegada no dia 1. Depois, seguem para Araguari por meio de barco, atravessando o Rio Paranaíba.